Política

Sérgio Moraes lidera disputa pela Prefeitura em primeira pesquisa de Santa Cruz

Assim como promoveu o primeiro debate desta eleição entre os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, a Gazeta Grupo de Comunicações publica a primeira pesquisa oficial de intenção de votos. Faltando três semanas para o dia da votação, o levantamento mostra Sérgio Moraes (PL) e Alex Knak (MDB) à frente, com 37,2% na questão induzida, seguida por Helena Hermany (PP) e Fabiano Dupont (PSB), 23,7%; Francisco Carlos Smidt e Anette Schiemann (Novo), 12%; e João Pedro Schmidt e Marta Nunes (PT), 10%.

Helena tem melhor resultado entre jovens
Chapa de Carlão tem a menor rejeição
Entre os homens, João Pedro é o terceiro

Realizada pelo Index Instituto de Pesquisas, de Porto Alegre, a pesquisa ouviu 600 pessoas entre quarta, 11, e quinta-feira, 12. As entrevistas foram pessoais, levando em consideração variáveis como sexo, idade, escolaridade e renda familiar, que tiveram bases nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A margem de erro é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.

LEIA TAMBÉM: Candidatos à Prefeitura de Santa Cruz encaminham suas propostas para a CDL

Publicidade

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores apenas tiveram que dizer em quem votariam sem ter acesso ao nome dos candidatos, o representante do PL somou 26,7% das intenções, enquanto a atual prefeita ficou com 16,2%. Carlão Smidt obteve 7% das menções e João Pedro, 5,7%.

Os entrevistadores do Index Instituto também questionaram os eleitores a respeito da expectativa de vitória, que mostra qual nome o cidadão acredita que vencerá o pleito, indiferentemente da sua escolha. Para 45,7%, Sérgio Moraes e Alex Knak ficarão em primeiro lugar; 17,2% estão convictos de que a vitória será de Helena Hermany e Fabiano Dupont; 7,8% acreditam em uma vitória de João Pedro Schmidt e Marta Nunes; e 6,3% colocam Francisco Carlos Smidt e Anette Schiemann em primeiro.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: debate de candidatos de Sinimbu tem ataques, cobranças e promessas

Publicidade

A pesquisa contratada pela Gazeta do Sul foi registrada no TSE com o número RS-08346/2024, tendo como estatística responsável Juliane Silveira Freire da Silva. Além das respostas induzidas e espontâneas, foram questionadas a definição quanto ao voto e a rejeição dos eleitores.

Mais de 70% dizem que escolha é definitiva

Em uma das questões, os entrevistadores perguntaram aos eleitores se a escolha de seu voto é definitiva ou ainda pode mudar. Afirmaram não ter possibilidade de mudança 70,5% dos participantes; outros 13,2% admitem que podem alterar a sua preferência. Dos candidatos, o de maior percentual entre os que responderam ser definitivo é Sérgio Moraes, com 85,2%; seguido por Helena Hermany, 82,4%; João Pedro Schmidt, 80%; e Francisco Carlos Smidt, 77,8%. Está entre os homens a maior parte dos que definiram suas escolhas: 72,5%. Entre as mulheres, 68,8% não mudarão.

LEIA TAMBÉM: Melhorias estruturais e preservação de áreas verdes: veja o que pedem os eleitores do Centro de Santa Cruz

Publicidade

Outro dado considerado relevante é a rejeição, com a pergunta “em qual você não votaria para prefeito ou vice?”. A chapa petista, João Pedro e Marta, tem 25,3%, seguida por Helena e Fabiano, 10,2%; Sérgio e Alex, 9,7%; e Carlão e Anette, 2,8%. A maior parte, 52%, respondeu “nenhuma”, “não sabe” ou deixou sem resposta.

O levantamento feito pelo Index ainda aponta como estão os candidatos de acordo com o sexo, idade, escolaridade e renda do eleitorado. Sérgio Moraes tem melhor desempenho tanto entre homens quanto em mulheres, com vantagem menor no sexo feminino. Entre os homens, na espontânea e na induzida, há uma inversão entre o terceiro e o quarto colocado. João Pedro Schmidt aparece à frente de Francisco Carlos Smidt.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: na última eleição houve tecla de urna colada; promotor relembra

Publicidade

Carlão supera Helena na pergunta induzida entre os que se classificam como analfabetos ou que conseguem ler e escrever. O vereador chega a 25% e a atual prefeita tem 18,8%, no cenário induzido. Sérgio lidera em todos os segmentos: analfabeto, com Ensino Fundamental, com Ensino Médio ou com Superior.

Dados da pesquisa

  • Registro no TSE: RS-08346/2024
  • Entrevistas: 11 e 12 de setembro
  • Estatística responsável: Juliane Silveira Freire da Silva
  • Número de entrevistados: 600
  • Margem de erro: 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos Intervalo de confiança: 95%
  • Contratante: Gazeta do Sul
  • Realização: Index Instituto de Pesquisas

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.