A vitória de Sérgio Moraes (PL) e Alex Knak (MDB) confirmou-se e a partir de janeiro eles vão comandar Santa Cruz do Sul. A forma como aconteceu essa conquista gera curiosidade do público, sobretudo em relação aos votos obtidos em cada seção. Além do fato histórico, essa informação também serve para que os partidos políticos tracem estratégias para pleitos futuros ou até mesmo como forma de avaliar a aceitação junto aos moradores de diferentes partes do município.
Na votação do dia 6 de outubro, o prefeito eleito de Santa Cruz do Sul venceu em 280 das 321 seções; Helena Hermany (PP), que concorria à reeleição, obteve melhor resultado que seus adversários em 40 urnas; houve empate na seção 183, no Centro, onde ambos ficaram com 68 votos.
LEIA TAMBÉM: Quase metade dos eleitores de Lula desaprova participação de Janja no governo
Publicidade
Francisco Carlos Smidt (Novo) e João Pedro Schmidt (PT) não venceram em nenhuma. Eles alternaram-se entre terceiro e quarto mais votados, chegando a zerar em alguns casos. Carlão não fez votos em uma seção de Saraiva, duas de São Martinho e uma de Rio Pardinho; o petista ficou com zero em uma urna de Monte Alverne e outra de Boa Vista.
Sobre os dois primeiros colocados, mesmo nos casos em que venceu, Helena teve pequena vantagem, o que não aconteceu na situação contrária. Em Cerro Alegre, onde o representante do PL mora, chegou a somar 230 contra 35 no Pavilhão da Comunidade Três Santos Mártires. No Goiás, onde reside a chefe do Executivo, em 11 seções, ela venceu em duas.
Na região de Pinheiral, onde nasceu o vereador com maior votação na história de Santa Cruz, Rodrigo Rabuske (PL), Sérgio aproximou-se do triplo dos votos de Helena. Ele fez 1.054, enquanto ela conquistou 360. Em nenhum dos locais Carlão ou João Pedro figuraram em segundo.
Publicidade
LINHA SANTA CRUZ
INDEPENDÊNCIA
UNIVERSITÁRIO
Publicidade
SANTO INÁCIO
VÁRZEA
AVENIDA
Publicidade
GOIÁS
CENTRO
HIGIENÓPOLIS
Publicidade
SCHULZ
BOM JESUS
SENAI
ANA NERY
BONFIM
MARGARIDA
BELVEDERE
COUNTRY
ARROIO GRANDE
SANTA VITÓRIA
CASTELO BRANCO
SANTO ANTÔNIO
JOÃO ALVES
FAXINAL MENINO DEUS
SÃO JOÃO
ALIANÇA
DONA CARLOTA
RAUBER
ESMERALDA
PROGRESSO
PEDREIRA
MONTE VERDE
O prefeito eleito Sérgio Moraes fez 37.327 votos. São 11.023 a mais do que a segunda colocada, Helena Hermany. Somente no interior, envolvendo as localidades e distritos Boa Vista, Monte Alverne, Alto Paredão, Rio Pardinho, Saraiva, São Martinho, Pinheiral, Cerro Alegre e São José da Reserva, abriu diferença de 2.776 votos em relação à progressista.
O local com vantagem mais expressiva foi Pinheiral, com 1.054 contra 360. Nessa localidade, Francisco Carlos Smidt e João Pedro Schmidt empataram. Ambos fizeram 104 votos. Em relação à última eleição, a Gazeta do Sul isolou os resultados de Saraiva pela representatividade, tornando mais um local para análise. Em 2018, eles foram associados a outros pontos.
BOA VISTA
MONTE ALVERNE
ALTO PAREDÃO
RIO PARDINHO
SÃO JOSÉ DA RESERVA
SARAIVA
SÃO MARTINHO
PINHEIRAL
CERRO ALEGRE
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.