Sérgio Moraes explica escolha do secretariado; veja o perfil de cada um deles
Após a primeira reunião oficial do governo nesta quinta-feira, o prefeito concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9
Por RICARDO GAIS
Entrevista à Rádio Gazeta ocorreu na manhã desta quinta-feira, 2 | Foto: Lucas Malheiros
Um dia após a posse como prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes realizou, na manhã desta quinta-feira, 2, a primeira reunião oficial com os 15 secretários municipais. Logo em seguida, ele concedeu uma entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, diretamente do Palacinho da Prefeitura, na Praça da Bandeira.
Durante entrevista aos jornalistas John Kaercher e Márcio Souza, o prefeito explicou os critérios adotados para a escolha dos componentes do primeiro escalão. “A equipe de secretários foi definida de maneira muito técnica. Se observarem, a maioria dos secretários tem formação superior, com grande parte formada na Unisc. Buscamos profissionais com expertise em suas áreas específicas.”
Segundo ele, algumas pastas necessitam de um corpo técnico, mas também exigem um corpo político. “Vou dar um exemplo: a Secretaria de Obras. Ela demanda conhecimento técnico em engenharia, operação de máquinas e gestão de obras, mas também precisa de um político. Por exemplo, as pessoas que entram em contato com a secretaria muitas vezes têm indignações legítimas, como questões de poeira ou problemas nas ruas, e precisam de alguém com visão política, que converse com as pessoas, faça reuniões e marque datas para resolver os problemas”, destaca Moraes.
Como prioridade, o prefeito elenca a saúde pública. Entre os objetivos do novo governo está a redução da fila de espera por cirurgias. Para a pasta, o vereador Rodrigo Rabuske foi o escolhido. Ele é o vereador mais votado, com 4.786 votos, mas assumiu o novo cargo.
“Estamos aguardando a liberação de recursos pelo deputado Marcelo Moraes, além de um aporte adicional da Prefeitura. Queremos, junto com o Ministério Público e o Poder Judiciário, encontrar uma maneira de socorrer as pessoas que estão em uma fila gigantesca, com previsão para oito anos para uma cirurgia. Queremos tirar os santa-cruzenses dessa fila e resolver o problema da saúde”, afirma o prefeito Sérgio Moraes.
Confira quem são os secretários
Matheus Ferreira, 33 anos, advogado, assume a Secretaria de Administração e Gestão de Santa Cruz do Sul como seu oitavo cargo público. Já foi secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do SulZeno Assmann na Secretaria de Agricultura. Formado em Turismo pela Unisc, pretende adotar uma visão estratégica para aproveitar as potencialidades locais, aliando planejamento e inovação. Foi vereadorDouglas Albers, 41 anos, assume a Cultura. Atuou como jornalista na Gazeta Grupo de Comunicações, onde pôde conhecer mais sobre a realidade do município. Sua visão é promover a valorização das tradições locais, a inclusão e o estímulo à criatividadeJaqueline Marques de Souza ficará no comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Tem formação em Direito e especializações em Governança, Planejamento Societário e Comércio ExteriorFátima Alves da Silva, primeira-dama de Santa Cruz do Sul, responderá pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão. Graduada em Educação Física, atuou como coordenadora do Codesc e presidente da AproviJane Wunder Sabin é a secretária de Educação. Licenciada em Matemática pela Unisc, tem pós-graduações em Educação Matemática e Gestão Escolar, com ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e InspeçãoDaiton Mergen, natural de Arroio do Tigre, se destacou no cenário esportivo e político da região. Com 43 anos de idade, ele é formado em Educação Física. Foi vereador e assume a Secretaria de EsportesBruno Cesar Faller é o titular da Fazenda. Administrador e mestre em Administração, é advogado, professor, produtor rural e exerceu mandatos na Câmara. Já atuou em outras secretarias como Planejamento, PGM, Transportes e Serviços PúblicosNilo Barboza, presidente do PDT e figura central do partido, tem bagagem em gestão pública e diálogo com a comunidade. Será o responsável pela Secretaria de HabitaçãoPrissila Bordignon foi escolhida para a Secretaria do Meio Ambiente. Acadêmica em Gestão Pública e vice-presidente do PL Mulher, tem experiência de mais de 15 anos no setor privado. Assessorou o deputado federal Marcelo Moraes (PL)Francisco Carlos Smidt é militar da reserva, empresário e advogado. Foi vereador por sete mandatos e assumiu como prefeito durante 11 dias, quando do falecimento de Telmo Kirst. Será o titular da Secretaria de Obras e InfraestruturaVanir Ramos de Azevedo é servidor público concursado do Município. Advogado, foi secretário de Administração e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Vai comandar a pasta do Planejamento e Mobilidade UrbanaCom uma trajetória de 34 anos no serviço público municipal, Reginaldo Martins Brito de Campos assume o cargo de secretário de Segurança e Trânsito. Em 1995, foi conselheiro tutelarEdson Alberto Kern acumula mais de uma década de experiência em diferentes áreas da administração pública. Agora, estará a cargo da Secretaria de Serviços PúblicosRodrigo Rabuske é graduado em Ciências Contábeis, possui especialização em Auditoria e Perícia Contábil, MBA em Finanças Empresariais e MBA em Gestão Pública. Vereador mais votado da história, foi escolhido para a Secretaria de SaúdeCom uma trajetória de 24 anos no serviço público municipal, Juliana Bach será a chefe de gabinete do prefeito. Juliana se destacou em diversos setores e cargos de liderança ao longo de sua carreira
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