Os santa-cruzenses se preparavam, há alguns dias, para viver um domingo escaldante – já que a previsão do tempo indicava este como um dos dias mais quentes do ano. Ainda assim, é difícil não se assustar com o nível de calor sentido neste domingo, 17, em Santa Cruz do Sul, especialmente com a sensação térmica (veja abaixo).
Desde o amanhecer, já era possível sentir na pele as altas temperaturas. Às 7h19, a estação da Gazeta Grupo de Comunicações, no Centro, marcou 30 graus pela primeira vez no dia. O termômetro até oscilou durante o dia, mas a subida foi inevitável. Por volta das 14 horas, já eram registrados 40 graus.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: temporal faz dia virar noite em Santa Cruz; veja a previsão para o fim de semana
Publicidade
Enquanto a temperatura no termômetro já seria motivo suficiente para buscar refresco, a sensação na pele foi muito além. A mesma estação da Gazeta, no Centro da cidade, registrou a sensação térmica de 57,2 graus, às 14h29. No mesmo horário, o termômetro marcava 40,9 graus de temperatura.
O cálculo de sensação térmica é feito levando em conta temperatura, vento e umidade do ar. Não é contabilizada nos marcos de meteorologia, mas serve como parâmetro de clima ambiente em dias muito quentes ou muito frios, em especial pelo inusitado, em casos extremos – como o deste domingo.
Muitos santa-cruzenses recorreram ao ar-condicionado, piscina ou sorvete neste domingo. Esses itens são ótimos aliados para aliviar o calor, mas também é preciso atenção máxima com a hidratação. Veja alguns cuidados necessários em dias muito quentes:
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.