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Sensação de solidão costuma se intensificar no período festivo

O CVV, organização sem fins lucrativos que há 53 anos oferece gratuitamente apoio emocional e prevenção do suicídio, prevê um aumento de cerca de 20% na procura pelo seu serviço nas semanas final de 2015. Essa taxa é a mesma que foi obtida nos últimos anos, segundo Carlos Correia, voluntário do CVV e deve ser atingida ou até ultrapassada. “Diversos fatores influenciam a sensação de solidão e angústia das pessoas”, comenta Carlos, “e são questões totalmente pessoais.” O voluntário comenta que, adicionalmente, em anos conturbados pode haver um aumento acima da média.

“Quando chega o período festivo do final de ano, existe um senso comum de que todos ficam felizes, mas isso é uma falsa percepção e, o pior, torna-se uma pressão social às pessoas que não sentem essa felicidade toda”, explica Carlos. Há situações nas quais a pessoa simplesmente não consegue se sentir feliz, está longe da família, perdeu status social ou fica inseguro quanto ao futuro e essa realidade interna não está de acordo com o desejado pela sociedade. “Nessa hora fica fácil se desestabilizar, deixar a pressão interna falar mais alto e estourar, como uma bexiga de ar colocada sob o sol forte,” exemplifica o voluntário do CVV.

“Há mais de 50 anos os voluntários do CVV ouvem todos os tipos de narrativas e emoções e nesse ano ganhamos um aliado, o primeiro telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio no Brasil”, diz Carlos, referindo-se ao 188, disponível desde setembro no estado do Rio Grande do Sul. Desde a estreia do 188, o CVV recebeu 74% mais ligações no estado se comparado com os meses anteriores, o que demonstra a necessidade de se conversar abertamente, desabafar e se sentir respeitado.

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O CVV é um serviço gratuito e realizado exclusivamente por voluntários desde a sua fundação, em 1962. A entidade oferece apoio emocional a pessoas que sentem a necessidade de conversar de forma aberta e acolhedora, sem receber críticas, julgamentos ou cobranças, seja pelo telefone (141), Skype, chat, e-mail, carta ou pessoalmente. Exclusivamente no Rio Grande do Sul, atende pelo 188 sem custo de ligação.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

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