Um protótipo produzido por dois alunos formados no Curso de Mecânico de Usinagem do Senai Carlos Tannhauser, de Santa Cruz do Sul, foi entregue ontem à primeira-dama Tereza Cristina Sperb Kirst e para a voluntária Eli Lawisch. A máquina tem como função o corte de garrafas pet, com as quais será produzida a decoração natalina da Praça da Bandeira e do Monumento ao Imigrante.
No segundo semestre do ano passado, Eli procurou o coordenador do Senai, Jerry Amarildo Hibner, solicitando auxílio na elaboração de uma máquina que facilitasse o trabalho das cerca de 30 voluntárias que, desde o ano passado, decoram parte da cidade com garrafas pet. A partir disso, os alunos disputaram um concurso, no qual se envolveram durante três meses no estudo e elaboração do equipamento apresentado ontem.
Os vencedores foram os estudantes Vinícius Christiano Geske e Rogger Andrei Lopes. A dupla buscou ideias em vídeos da internet e pesquisas. O material para a construção foi fornecido pelo Senai. Por isso, o equipamento vai ser cedido ao projeto municipal em comodato, para que as voluntárias possam testá-lo. De acordo com Eli, a máquina será de grande importância para a aceleração do trabalho, tendo em vista que, até o momento, todas as garrafas são cortadas à mão.
Publicidade
Conforme o professor responsável, Giordano Bruno Teloken, o concurso foi incluído no plano de ensino do curso e a prática dos alunos foi contextualizada com as aulas teóricas. Disciplinas como desenho técnico, cálculos, tecnologia dos materiais, tornearia e solda foram utilizadas no desenvolvimetno do projeto.
A máquina vai auxiliar no corte das mais de 30 mil garrafas que serão utilizadas na produção de anjos, velas, bolas iluminadas, guirlandas e flores. Também está sendo confeccionado um pinheiro em tamanho maior que o natural, com mais de 5 mil embalagens. A inauguração ocorrerá no dia 29 de novembro, primeiro domingo do advento.
Publicidade
This website uses cookies.