Categories: Geral

Senadores aprovam voto de pesar pela morte de Belchior

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou em Plenário nessa terça-feira, 2, voto de pesar pela morte do cantor e compositor cearense Belchior, falecido aos 70 anos, na última segunda-feira, 30, em Santa Cruz do Sul. O requerimento teve apoio do senador José Pimentel (PT-CE) e de mais 28 senadores.

“Belchior foi um homem que marcou época e foi referência, não só no estado do Ceará, mas no Brasil inteiro, pela força da sua poesia e pela sua enorme profundidade e poesia das suas letras. [Ele] tinha uma profundidade tremenda no seu pensamento e soube, como poucas pessoas, colocar em versos essa sua revolta e insatisfação, não com a política, não com o Brasil, sua insatisfação e incompreensão sobre a vida”, lamentou Tasso.

Para Pimentel, Belchior foi o maior poeta brasileiro, considerado o Bob Dylan do Ceará, de Sobral e do Nordeste. “E nós queremos, ao lado dos demais cearenses, dos demais brasileiros, dizer que ele deixa uma grande lacuna e esperamos que Deus o receba e que ele continue com seu espírito rebelde também lá no céu, como fez aqui na terra”, afirmou.

Publicidade

O vice-presidente da Casa, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), complementou as condolências à família do cantor, que contou ter tido a “honra” de conhecer. “Estivemos juntos em várias ocasiões. Tenho a alegria de dizer que fui brindado com um presente muito especial. Dada a nossa relação, ele me presenteou com um quadro que ele mesmo pintou. O Brasil esteve de luto nesses últimos dias. De uma forma ou de outra, uma geração inteira se sente tocada pelas músicas de Belchior”, declarou.

Já o senador Alvaro Dias (PV-PR) relembrou a colaboração do cantor na campanha Diretas Já, em 1984, no Paraná. Segundo Alvaro, Belchior esteve presente em todos os momentos, participando dos comícios nas cidades paranaenses.

“Tive a oportunidade de conviver com ele em grandes concentrações populares no Paraná, sempre de forma espontânea, desprendida, contribuindo com a sua popularidade e o seu prestígio para o crescimento daquela campanha nas ruas do meu estado”, contou.

Publicidade

As senadoras Fátima Bezerra (PT-RN) e Rose de Freitas (PMDB-ES) também apoiaram em Plenário o voto de pesar pela morte do cantor cearense.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.