Um mundo cada vez mais tecnológico e conectado precisa de profissionais alinhados com essas novas tecnologias. Pensando na evolução do ensino adaptado às necessidades das gerações que vem por aí, o Senac Santa Cruz do Sul oferece, desde o ano passado, o Ensino Médio integrado com o curso Técnico em Informática para a Internet, que permite ao estudante ingressar no Ensino Superior já com uma formação técnica em sintonia com a nova realidade do mercado.
A diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Roehrs Laner, explica que a instituição põe em prática um projeto inovador no município e no Estado, que aproxima os futuros profissionais da realidade em que estão inseridos, independente da profissão que os jovens possam seguir no futuro. “Nosso Ensino Médio vem com todo esse ‘mindset’ tecnológico, trazendo a realidade do mundo do trabalho para a sala de aula, e nossos espaços já são colaborativos para que propiciem esse olhar, para que nosso estudante saia da caixa, pois não podemos trabalhar de forma desconecta o nosso estudante do mundo lá fora e das profissões”, salienta Daniela.
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Com uma sala de aula diferenciada, não só pelo estilo como as mesas e cadeiras são dispostas, mas com todo um aparato tecnológico que inclui um notebook para cada aluno e laboratórios móveis – que podem ser montados na própria sala de aula para diferentes disciplinas –, o espaço de estudos se torna mais acolhedor para os alunos. Atualmente, em virtude da pandemia, os estudantes têm encontros presenciais em dias alternados e contam com aulas à distância, via internet, podendo inclusive levar o computador para casa. Para o próximo ano letivo, que já tem inscrições abertas desde essa terça-feira, 3, o Senac terá mais 40 vagas para as aulas que iniciam em fevereiro do ano que vem.
As avaliações durante o ano letivo também deixam de lado a frieza dos números e recorrem a conceitos a partir do nível de desenvolvimento de cada aluno. Os estudantes também podem contar com um “professor mentor”, que o auxilia no rendimento escolar.
A pedagoga do Senac Santa Cruz, Niqueli Streck, explica que o corpo de professores está adaptado ao conceito de inovação do projeto que o Senac coloca em prática, que propõe o protagonismo do estudante. “Isso faz com que o adolescente compreenda o porquê dele estar aprendendo o que está sendo passado.”
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