O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti) de Santa Cruz do Sul realiza no próximo dia 12 o Seminário Inovação Sistemática nas Empresas – cases de sucesso, no auditório da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). A abertura será às 13h30, com recepção e apresentação do Mapa de Inovação de Santa Cruz do Sul.
O evento tem o propósito de apresentar relatos de grupos empresariais em torno da inovação empresarial, estruturações internas e relações com instituições de pesquisa e com startups. Na ocasião, representantes da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e do Instituto Hélice, de Caxias do Sul, que acumulam iniciativas bem-sucedidas e com resultados de impacto, farão uma apresentação sobre o tema.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é a segunda cidade mais inteligente do Estado
Publicidade
Voltado a empresários (médias e grandes), profissionais envolvidos com inovação (TI, engenharias), representantes de instituições de ensino profissional e superior e gestores da administração pública, o evento serve para reforçar a importância de disseminar experiências inspiradoras, como explicou o presidente do Conciti, Ricardo Severo. “Acredito que assim como estas empresas, todas as demais também podem buscar estratégias com foco nos resultados”, disse.
Entre as metas do panorama de atividades do conselho para este ano está a de qualificar pessoas para a área de inovação. “Em plena era digital e com o aumento de demanda na área de inovação, pretendemos criar estratégias de conscientização para termos mais pessoas qualificadas”, afirmou Severo.
Faltam profissionais na área
Publicidade
O vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti), Eduardo Kroth, ressaltou que a Tecnologia da Informação (TI) está sendo demandada em todas as frentes e a formação de profissionais não é suficiente para atender o mercado.
“Tivemos recentemente duas grandes empresas, uma de Santa Cruz e outra de Passo Fundo, que abriram 20 vagas cada uma para a área de desenvolvimento de software e não encontraram profissionais na cidade. Tiveram que procurar fora.”
Kroth explica que a empresa de Passo Fundo, que se instalou em Santa Cruz do Sul, ainda almeja abrir outras 80 vagas até o fim deste ano. “Então, é uma preocupação muito séria, queremos fazer uma conscientização de jovens com idades entre 16 e 18 anos para a formação tecnológica ou robótica, que é o futuro”, afirmou.
Publicidade
Kroth ressaltou ainda que o conselho está criando uma Arena de Inovação com a intenção de integrar empresas interessadas e instituições de ensino e fazer com que este movimento de conscientização chegue até os jovens.
Novo presidente
Representantes do Conciti de Santa Cruz do Sul se encontraram nessa sexta-feira para a segunda reunião ordinária. Na ocasião, foi deliberada a indicação e aprovação do nome para ocupar a presidência. Ricardo Severo, representante da Associação das Empresas de Tecnologia de Informação dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Ativales), é o novo presidente. Já o seu antecessor, Eduardo Kroth, assumiu como vice. O mandato é de dois anos. O Conciti, que foi criado em 2013, conta com 14 cadeiras formais, definidas em lei e mais voluntários oriundos do fórum de TI do Santa Cruz Novos Rumos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: TecnoUnisc oferece oportunidades de inovação às empresas
This website uses cookies.