A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe nesta quinta, 5, e sexta-feira, 6, o Seminário Nacional A mediação na prática extensionista… 15 anos depois e Mostra de Trabalhos Científicos. A atividade é organizada pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito (PPGD). O evento marca os 15 anos do projeto de extensão A crise da jurisdição e a cultura da paz: a mediação como meio democrático, autônomo e consensuado de tratar dos conflitos, vinculado ao PPGD e ao Curso de Direito da Unisc. Nesse período, 2.667 mil pessoas foram atendidas.
O projeto teve início em 2009, por meio de um convênio entre a Unisc e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. De 2013 até agora é realizado por uma parceria entre a universidade e a Defensoria Pública do Estado, sendo o que mais presta atendimentos em Santa Cruz do Sul, dentro da sede da Defensoria Pública. Neste ano as atividades passaram a ser realizadas também no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul, contemplando pessoas encaminhadas pelo Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ).
LEIA TAMBÉM: Painel no Festival Santa Cruz de Cinema aborda fomento ao turismo nos municípios
Publicidade
O público-alvo abrange a comunidade que não tem condições financeiras de pagar as custas do ingresso à Justiça de cinco municípios da Comarca de Santa Cruz do Sul: Santa Cruz, Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado e Sinimbu, atingindo mais de 156 mil habitantes. Todas as atividades (atendimentos, sessões de conciliação e de mediação) realizadas no projeto são gratuitas.
“O projeto de extensão está vinculado à pesquisa, por intermédio do Grupo de Pesquisas Políticas Públicas no Tratamento de Conflitos e ao ensino através dos docentes e discentes da graduação, mestrado e doutorado em Direito, formando assim o tripé acadêmico. É importante mencionar que os estudantes da graduação, mestrado e doutorado se envolvem ativamente no projeto realizando as sessões de mediação, redigindo os acordos e encaminhando para homologação”, ressalta a coordenadora do projeto, professora Fabiana Marion Spengler.
LEIA TAMBÉM: Mais de 300 contribuintes já receberam a restituição do IPTU em Santa Cruz
Publicidade
Ela ressalta que o projeto recebeu o prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, em 2019. Já o grupo de pesquisas possui diversas publicações que envolvem a temática de acesso à Justiça e promoção dos meios autocompositivos de resolução de conflitos.
LEIA TAMBÉM: Empresa de Santa Cruz terá apoio financeiro do BNDES para capital de giro
A coordenadora do projeto, professora Fabiana Marion Spengler, explica que o evento irá reunir palestrantes de renome, bem como realizar o encontro de todos os mediadores e bolsistas que passaram pelo projeto em seus 15 anos de história (mais de 50 pessoas). Haverá mostra de trabalhos científicos com a participação de alunos da graduação, mestrado e doutorado em Direito e Psicologia, oportunizando que escrevam, apresentem e posteriormente publiquem resumos expandidos sobre a temática da mediação e acesso à Justiça.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.