Categories: Regional

Seminário inédito reúne agroindústrias da região em Vera Cruz

Mais de 30 municípios participam na próxima terça-feira, 19, da primeira edição do Seminário Regional de Agroindústrias, em Vera Cruz. O evento, promovido pelo escritório local da Emater/RS-Ascar, tem início às 8h30, no Clube Vera Cruz. Cerca de 200 pessoas são esperadas para a programação que se estende até 16h30. As atividades abrangem os municípios que fazem parte da Regional de Soledade, que compreende cidades entre Encruzilhada do Sul e Victor Graeff.

O seminário irá reunir proprietários e responsáveis por agroindústrias já existentes e interessados em atuar no segmento, veterinários dos serviços de Inspeção Municipal e Vigilâncias Sanitárias, e técnicos da Emater. Entre os assuntos a serem abordados nos painéis da manhã estão o Programa Estadual da Agroindústria Familiar, com a Secretaria de Desenvolvimento Rural; o papel da Emater na legalização das agroindústrias; e a divulgação da plataforma de comercialização Daqui, com o Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústrias e Produção de Alimentos Vale do Rio Pardo.

Após o intervalo de almoço, ocorrem painéis sobre a legalização de agroindústrias de produtos de origem animal, com o Centro Estadual de Vigilância, da Coordenadoria Estadual de Saúde, e com a Secretaria Estadual de Agricultura; e a atuação do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) na legalização de agroindústrias na região. 

Publicidade

LEIA MAIS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente apoia o evento e incentiva as agroindústrias e os produtores do município a participarem das atividades. “Somos sempre parceiros no trabalho de fomento das atividades agropecuárias e essa é mais uma oportunidade para adquirir conhecimentos necessários para encaminhamento e instalação de uma agroindústria e aperfeiçoamento das já existentes”, instiga o titular da pasta, Gilson Becker.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.