A cidade de Ibarama sediou o Seminário Regional sobre Vitivinicultura. O objetivo do evento, que ocorreu no Clube de Mães Doce Lar, foi tratar sobre desafios e possibilidades de expansão da produção de uvas. Cerca de 30 pessoas participaram da atividade, que reuniu os assistentes técnicos regionais da Emater Olívio Faccin e Vivairo Zago, extensionistas rurais e produtores da região Centro-Serra, o técnico da Embrapa Uva e Vinhos e especialista em viticultura Roque Zilio e o pesquisador em enologia Giuliano Pereira.
Os produtores rurais aprenderam sobre o processo de legalização de cantinas coloniais e as principais variedades de uvas brasileiras indicadas para processamento. A “sustentabilidade no agronegócio, o manejo” e a “resistência da planta a doenças” foram os temas abordados na apresentação de Zilio. “Apresentar novas variedades de uva é uma forma de dar opção ao produtor para que ele saia do convencional, o que contribui para um menor custo de produção e uma uva de melhor qualidade. Isso porque, para se ter um vinho de qualidade, é necessário que se parta do campo com uma uva de qualidade”, salientou.
LEIA TAMBÉM: Assembleia da Afubra aprova reajuste de 7,41% na Unidade Referencial para a safra 2024/2025
Publicidade
A região apresenta um grande potencial para ampliação da produção de uvas, mas carece de um vinho colonial de qualidade. “O papel da Emater é, nesse sentido, prestar assistência técnica e levar informações precisas aos produtores”, reforça Faccin. Ele lembra que desde 2019 o tema da vitivinicultura vem sendo trabalhado com frequência na região. Os participantes também puderam saborear mais de dez amostras de vinhos levadas por eles para a realização do seminário.
A degustação de caráter técnico possibilitou que os representantes da Embrapa avaliassem os produtos e sugerissem formas de melhorar a qualidade destes, fortalecendo a ligação entre os produtores e a pesquisa. Um exemplo é Irani Bulfe, proprietário de indústria em Ibarama que produz cerca de 30 mil quilos por ano e trabalha com quatro espécies diferentes de uva.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.