O Fórum dos Conselhos de Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul realiza nesta quarta-feira, dia 22, o seminário “O Futuro do Rio Grande do Sul: do município à região e ao Governo do Estado”. O evento está acontecendo no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Uma comitiva de representantes dos Comudes do Vale do Rio Pardo estará participando deste evento. Farão parte do grupo o vice-presidente do Corede/VRP, professor Angelo Hoff, e Mariza Terezinha da Motta Cristhoff, representando a diretoria do Corede/VRP.
Na abertura esta manhã ocorreu o encontro dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e o painel “Os Comudes como protagonistas do Desenvolvimento local e regional”, com os painelistas Antônio Cettolin, presidente da Famurs, e também prefeito de Garibaldi e também o professor da Unisc, João Pedro Schmidt, tendo como mediadora Cíntia Agostini, do Fórum dos Coredes.
Publicidade
O presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cetollin, destacou a importância dos Comudes e dos Coredes. E usou de exemplos práticos para justificar sua fala. Citou que o Comude local foi fundamental para que o município tivesse uma área para desenvolvimento industrial. “A nível regional estamos trabalhando em ações coletivas com os Coredes e de forma apolítica para conseguirmos desenvolver cada vez mais nossas regiões, olhando cada vez mais para todos os municípios”, observou Cetollin.
O professor da Unisc, João Pedro Schmidt, destaca que os Comudes têm o papel de atuar num campo de congregar pessoas de pensamentos diferentes entre si. “A política é um campo de batalha de pessoas e de ideias. E cada grupo luta por interesses comuns e atuar por causas coletivas.
Publicidade
O que nos diferencia como humanos é que somos capazes de cooperar em larga escala”, citou. Schmidt ainda destacou que nenhum problema social pode ser resolvido apenas pela sociedade e o Estado. Ele disse que é necessário de um terceiro agente que pode ser a empresa, ou uma alguma organização da sociedade civil. “A ação isolada do Comudes não resolve o problema do município, mas é necessário de uma ação coletiva focada com os municípios. Precisamos pensar em formas de pensar desenvolver o bem-estar social de todas as pessoas em nossos municípios”, completou.
Candidatos
À tarde, às 14h30, ocorre o encontro com os candidatos, com painel com os postulantes ao cargo de Governador, que terão um espaço para registrar suas manifestações sobre suas percepções sobre o desenvolvimento regional, na lógica da atuação social dos Coredes, e sobre sua importância do planejamento Estratégico Regional para o seu governo, tendo como mediadora a presidente do Forum dos Coredes, Munira Medeiros Awad.
Publicidade
This website uses cookies.