Com o tema “Valorização e empreendedorismo do turismo no meio rural: do campo à cidade”, a 13ª edição do Seminário Regional de Turismo Rural lotou o auditório do Parque da Expoagro Afubra, na manhã desta quinta-feira, 24, em Rio Pardo. O evento teve a apresentação de quatro experiências de turismo rural que contam com o apoio e assessoramento técnico da Emater/RS-Ascar e do Senar.
O seminário buscou promover a troca de experiências entre empreendedores, dirigentes e gestores municipais ligados ao turismo, enfocando o aprimoramento dos produtos turísticos das regiões dos Vales do Rio Pardo e Taquari. “É um grande desafio, mas acreditamos que podemos construir um projeto ousado, de futuro, para nossos municípios e região, que seja parte de um processo de desenvolvimento de caráter intersetorial e, com isso, buscar novas alternativas de renda às famílias rurais por meio do desenvolvimento sustentável do turismo rural cultural e gastronômico”, destacou o extensionista da Emater/RS-Ascar, Reinaldo Kucharski.
Um dos empreendimentos apresentados no seminário e que é assistido pela equipe técnica e social da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul é a Pousada Camponesa. “O nosso trabalho é de assessoramento de encaminhamento de projetos de crédito e investimento para a propriedade, também a questão das capacitações, levamos as informações necessárias pra esse trabalho ser feito”, ressaltou o extensionista. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e Afubra.
Publicidade
LEIA MAIS: Cavalos Crioulos estreiam na Expoagro Afubra 2022
RV Morangos
Fundada há sete anos, a Agroindústria RV Morangos é um dos empreendimentos que integra o Roteiro Caminhos Preciosos, do município de Soledade. A propriedade recebe visitantes individuais ou no roteiro. No local, o público pode colher morangos, degustar e comprar geleias, suco e caipirinha de morango, conferir a cascata de morango com chocolate, passear pelo jardim e pela estufa de flores, além da área de desfrutar da área de brinquedos para as crianças. Nos dias de excursões os visitantes são recepcionados com música. “É uma alegria e satisfação receber as pessoas. Os visitantes sempre elogiam, valorizam o que temos aqui e isso nos emociona e nos motiva a continuar”, relata Ritiele Rodrigues Hoffmann. Atualmente, 80% da renda da família é oriunda do Turismo Rural. Os morangos são produzidos em sistema semi-hidropônico, sem uso de agrotóxicos.
Publicidade
Pousada Camponesa
Localizada no distrito de Boa Vista, interior de Santa Cruz do Sul, o empreendimento dos agricultores Veronica e Adroaldo Etges valoriza a história da propriedade rural, que está na família há seis gerações. Na propriedade também vivia a artista Regina Simonis e conta com obras suas expostas em uma das salas do empreendimento. A pousada possui quatro quartos privativos, uma cabana, piscina, um refeitório para 45 pessoas e uma linda vista para o vale. Além da hospedagem, a pousada recebe o público para eventos, como casamentos, formaturas e festas de família. A alimentação é produzida pela família, que cultiva alimentos para subsistência, produz leite e conserva a tradição da comida caseira. “A experiência de trabalhar com pessoas é muito gratificante, desde que você goste de movimento e dê aos visitantes aquela experiência que eles não tiveram ou não tem mais”, comenta Veronica. Ela destaca também a importância da inovação no turismo, de uma administração bem feita e da troca de experiências entre o rural e o urbano.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra recebe primeira etapa do Arena de Inovação
Publicidade
Cabanha Duas Figueiras
Uma ampla propriedade em que o visitante pode desfrutar do contato com a natureza, da tranquilidade do meio rural, da ótima gastronomia e de muita hospitalidade. Assim é a Cabanha Duas Figueiras, localizada no Arroio do Potreiro, em Taquari. O espaço, mantido pelo casal Noeci e Antônio Carlos Porn, integra a rota turística Freguesia das Figueiras. A propriedade recebe grupos de todos os tipos, para eventos variados. “O meu forte, na realidade é o ‘galpão’”, gaba-se Noeci, referindo-se às suas habilidades gastronômicas.
É no citado galpão que os visitantes costumam se reunir para saborear pratos preparados pela agricultora. Com capacidade para até 300 pessoas, o espaço fica em meio à natureza, rodeado por árvores, por um arroio e por uma ampla fauna. Aliás, a preservação da natureza parece ser uma das “bandeiras” do casal, que mantém animais variados no local, além de flores, árvores e outras plantas. Outros atrativos, como os passeios de charrete e a cavalo, a cancha de bocha e a comercialização de produtos coloniais.
Publicidade
Roteiro de Cascatas e Casarões Travessias
Integrado por sete empreendimentos, o roteiro promove um verdadeiro mergulho na história e na memória da Linha Picada Essig, município de Travesseiros, que ocupa grande parte do trajeto que será visitado pelos turistas por meio da rota. Nesse sentido, não é por acaso que o memorial rural Essig é um dos primeiros pontos de parada. Com mais de 500 peças de ferro e de madeira, a propriedade do casal Edson e Margarete Essig é um verdadeiro “museu a céu aberto”. “O que a gente percebe hoje em dia é que, para além da gastronomia, do contato com a natureza e do artesanato, o que ‘pega’ os turistas é a nostalgia e a valorização da história como parte da experiência”, destaca o agricultor.
Além do memorial, o roteiro conta com visitas à Cascata da Família Kochem, travessia na pinguela que cruza o Rio Forqueta na família Martini e visita ao ponto de venda de artesanato Melânia Artes, além da microcervejaria artesanal do Sítio Chico, entre outros.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.