Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO PARDO

Seminário de Língua Portuguesa e Literatura será de 20 a 22 de julho

Foto: Rafaelly Machado

Clube Literário e Recreativo é novamente o imponente palco dos debates a respeito da importância da leitura entre os educadores

O 28º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e o 24º Fórum de Educação de Rio Pardo foram lançados oficialmente, sexta-feira, 24. Tradicional na agenda anual da Cidade Histórica, a edição está marcada para os dias 20, 21 e 22 de julho, no Clube Literário e Recreativo.

O evento, que ocorre desde 1994, tem como principal foco a reflexão acerca da Língua Portuguesa e a formação dos participantes, por meio de palestras sobre temas atuais relacionados à educação. A atividade é retomada após dois anos de paralisação forçada pela pandemia. A organização é da Secretaria Municipal de Educação e tem a coordenação do professor Elenor Schneider.

LEIA MAIS: Rio Pardo retoma realização de Seminário de Língua Portuguesa em julho

Publicidade

No ato de lançamento, o prefeito Rogério Monteiro anunciou duas novidades. A primeira é que os professores, monitores e atendentes efetivos concursados da rede municipal de Educação estarão isentos do pagamento da inscrição. De acordo com o prefeito, o valor será pago pelo Município e também por meio de investimentos da Educação e patrocínios de empresas privadas.

A segunda novidade deste ano é voltada ao público em geral, que também terá benefícios. As inscrições terão valor menor em relação à última edição, custarão R$ 70,00. Segundo Monteiro, é uma forma de facilitar o acesso dos servidores ao seminário e à chance de qualificação. “Para vocês terem uma ideia, em 2019 o valor da inscrição foi de R$ 110,00. Então, houve uma redução considerável para aquelas pessoas que desejam se qualificar e prestigiar o nosso evento”, frisou. As inscrições já podem ser feitas por meio de link no Google Forms até o dia 13 de julho. As vagas são limitadas.

Secretário Telmo Berger, prefeito Rogério Monteiro e professor Elenor Schneider

Para o coordenador do Seminário de Língua Portuguesa, professor Elenor Schneider, esse é um importante momento de formação. Ele almeja que os participantes consigam efetivamente aplicar o aprendizado no dia a dia, em suas diferentes funções voltadas à educação. Não hesitou em dizer que o evento é um dos mais importantes da área no Rio Grande do Sul. “Vim até aqui para coordenar o 5o Seminário, acabei ficando e estou aí até hoje. É um momento importantíssimo para a educação de Rio Pardo e da região.”

Publicidade

LEIA MAIS: Organização acerta detalhes para Seminário de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense

Elenor Schneider apresentou alguns dados referentes ao desempenho de professores em concursos. Segundo ele, chega a 85% o número de reprovação de pessoas formadas em Letras e a 90% entre os pedagogos. “A questão da Língua Portuguesa está precisando muito ser enfatizada. O professor, não interessa o nível, tem que saber Português e precisa ter firmeza naquilo que ensina. Ele precisa ser um leitor, e não falo só de literatura, falo sobre todos os assuntos. O professor, sendo uma fonte de informação, também vai contagiar o aluno”, salientou.

Feira do Livro 2022

Na oportunidade, foi anunciada ainda a data da Feira do Livro de 2022. O evento literário ocorrerá na Semana do Estudante, de 10 a 13 de agosto. O secretário de Educação, Telmo Berger, destacou a importância de realizar a Feira do Livro nesse período, dado que as outras edições ocorriam simultaneamente ao Seminário. “Essa data será exclusivamente direcionada aos estudantes com muitas atividades voltadas aos nossos jovens, ressaltando a importância da leitura”, disse.

Publicidade

Programação

O seminário começa no dia 20 de julho, com o credenciamento a partir das 8 horas e abertura oficial uma hora depois. A primeira palestrante será Cristiane Regina Guerino Furini, da PUC/RS, com o tema Neurobiologia da memória. No primero dia ainda haverá painéis com os convidados Thiago Berto, Michelle Stroher Lobato, Vera Beatriz Franco da Silva, Rui Carlos Loreto Beskow, Aline Silveira Silva e Inês Severo Moraes. As atividades nesse dia se encerrarão com a Noite Musical.

No segundo dia haverá atividades com Gustavo Melo Czekster, Emir Rossoni, Janaína de Azevedo Baladão, Fábio Eduardo da Silva, com apresentação teatral à noite. No dia 22, as atividades recomeçam com as palestras dos professores Daiane Lopes e Jeferson Luís de Carvalho. Em seguida haverá painel com Luiz Maurício Azevedo e o rapper e educador Chiquinho Divilas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/Whats (51) 3731 2568 ou e-mail [email protected].

LEIA TAMBÉM: Academia Brasileira de Letras inclui novas palavras no vocabulário atualizado da língua portuguesa

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.