ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Seminário de Língua Portuguesa e Literatura começa nesta quarta-feira em Rio Pardo

Edição de 2022 do Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-grandense

O Clube Literário e Recreativo de Rio Pardo abre suas portas, a partir da manhã desta quarta-feira, 19, para receber os participantes do 29º Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-grandense e 25º Fórum de Educação. Consolidado no calendário de eventos da Cidade Histórica, o encontro, que segue até sexta-feira, 21, conta com 450 inscritos. Entre os palestrantes está o romancista Liberato Vieira da Cunha.

A sessão de abertura está marcada para as 9 horas, com a palestra “O papel da escola como local de humanização, acolhimento e ludicidade”, com o doutor em Educação Guy Barros Barcellos, do Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). À tarde, a programação tem início às 13h30 com a fala “A infância que somos: escuta de Sérgio Capparelli”, apresentada pela professora Ângela Cogo Fronckowiak, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e pela mestre em Letras Darliana Sidicléa França.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo lança o Seminário de Língua e Literatura 2023

Publicidade

Há 25 anos na coordenação, o professor Elenor Schneider acredita que esse será mais um ano de muita qualidade e sucesso. “Estamos na 29ª edição. É uma raridade manter uma tradição tão longa com crescente interesse. Nós só paramos dois anos devido à pandemia. Rio Pardo pode se orgulhar disso.” De acordo com ele, há sempre a preocupação em oferecer uma programação variada, com foco na qualidade do elenco de palestrantes, trazendo à tona falas importantes e significativas para as áreas.

LEIA TAMBÉM: Letícia Wierzchowski será a patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires

Publicidade

A organização buscar trazer novos convidados a cada edição. “Foram raras as vezes em que repetimos nomes”, lembra Schneider. Além disso, a agenda do evento vai contemplar assuntos em debate no momento, como a situação e as perspectivas do Novo Ensino Médio; a literatura negro-brasileira; e a realidade da inclusão em sala de aula. Já nas duas noites, haverá apresentações culturais, sendo uma com música e outra com encenação teatral.

Publicidade

Conforme o secretário de Educação de Rio Pardo, Tiago Mello, a proposta do Seminário e do Fórum é trazer questões práticas, temas atuais e diversos para contemplar as diferentes necessidades dos profissionais. “É fundamental, enquanto secretaria, entender a realidade da sala de aula. Queremos incentivar que alguns temas não sejam debatidos somente próximo a datas comemorativas, mas durante todo o ano.”

LEIA TAMBÉM: Semana Literária integra alunos da Escola Vera Cruz 

Publicidade

Para Mello, é importante destacar a participação de todos que contribuíram para a realização do evento ao longo dos anos. Entre os nomes, ele menciona Mariza Terezinha da Motta Christoff, ex-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento o Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). Responsável pela secretaria na primeira edição do encontro, ela faleceu no dia 10 de julho. “Foi com o trabalho de todas essas pessoas que o evento se consolidou na agenda do município e hoje é um grande sucesso.”

Publicidade

Serviço

LEIA MAIS SOBRE RIO PARDO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta