O Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sediou na manhã dessa quarta-feira, 21, o 2º Seminário de Boas Práticas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Além de apresentar as ações e resultados obtidos pelos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) em consonância com os ODM, o evento também projetou a aplicação de uma nova agenda, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Construída de forma coletiva, a partir de um grande debate internacional, a agenda de ODS será composta por 17 objetivos, com 169 metas – atualmente são oito objetivos e 21 metas propostos pelos ODM. Segundo o secretário-executivo no Núcleo Estadual dos ODM, Delmar Sittoni, o novo conjunto está focado em três eixos. “Os ODS preveem crescimento econômico, justiça social e proteção ao meio ambiente”, informa.
Palestrante, o assessor de Projetos Especiais da Secretaria de Governo da Presidência da República, Laurêncio João Körbes, lembrou que a base parte de resultados obtidos pelos ODM, ampliando os focos. De acordo com ele, os avanços obtidos até agora foram fruto de uma organização formulada a partir das estratégias de governo, que passam pela participação social, municipalização e gestão de políticas públicas, além de mecanismos de democratização, como o Portal ODM.
Publicidade
Apresentando a prática desse modelo de organização no Vale do Rio Pardo, o seminário, conduzido pela secretária-executiva da Amvarp e coordenadora do Núcleo Regional dos ODM, Giselda Petry, contou com a exposição de boas práticas que contribuem para o alcance dos objetivos nos municípios. Foram apresentados cases de Vera Cruz, com o Projeto Protetor das Águas; Venâncio Aires, com o Projeto Identidade Positiva; Santa Cruz do Sul, com o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) Canguru; e Candelária, que levou o Projeto Cooperação à Flor da Pele.
O local do evento também sediou uma mostra de painéis com práticas que contribuem para a conquista das metas em 12 municípios da região da Amvarp.
SAIBA MAIS
Publicidade
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos pela comunidade internacional com base em compromissos assumidos em grandes conferências mundiais realizadas na década de 1990. São oito os objetivos: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.