Com a presença de pesquisadores brasileiros e também do exterior, inicia nesta quarta-feira, 13, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o 8º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (SIDR). Entre os palestrantes do evento estão os professores Martin Coy (Áustria), Camil Girard (Canadá), Eric Sabourin (Universidade de Brasília) e Denise de Souza Elias (Universidade Estadual do Ceará). Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unisc, o SIDR segue até sexta-feira, 15, e terá como tema Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: perspectivas e desafios.
De acordo com o coordenador do PPGDR, professor Rogério Silveira, ao falar sobre redes, o seminário discutirá a constituição, a organização e o desenvolvimento de redes sociais, de redes de organizações e de instituições sociais, econômicas e políticas e de redes de cooperação no âmbito da sociedade civil, do Estado e do mercado no território. A primeira atividade do evento será a conferência de abertura nesta quarta-feira, às 9h30, no anfiteatro do bloco 18, com fala da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leila Christina Dias, sobre a temática Território e Redes: perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional. Já às 13h30 ocorre a primeira mesa-redonda do seminário, no mesmo local. À noite haverá, ainda, lançamento de livros e coquetel de boas-vindas, na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc).
Nos demais dias do evento serão realizados painéis e sessões livres e de pesquisa, nas quais estudantes de mestrado e de doutorado e professores de universidades de todo Brasil e também do exterior apresentarão trabalhos selecionados para o seminário. Os painéis iniciam sempre às 9 horas e às 13h30 e, assim como toda a programação, ocorrerão no anfiteatro do bloco 18 da Unisc. A programação completa está disponível no site da Unisc. Os interessados em participar do seminário podem se inscrever pelo mesmo site. Para quem quiser acompanhar algumas atividades sem receber certificado, a participação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7392.
Publicidade