Regional

Seminário aborda o uso consciente da água na agricultura familiar

O 2° Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar ocorrerá na próxima quarta-feira, 29, em Vera Cruz. O encontro trata do tema Água, fonte de desenvolvimento e será realizado no Clube Cultural e Esportivo. Durante a 20º edição da Expoagro Afubra, em março, ocorreu o 1º Seminário, que debateu o trato do solo.

Já neste segundo encontro haverá orientação sobre o uso consciente da água e preservação do solo. “Nos últimos três anos estamos passando por uma forte seca, os agricultores ficaram sem água para os animais e lavouras. Além disso, os centros urbanos têm dificuldade de acesso a água de qualidade. Precisamos trazer esse debate, para falar sobre os investimentos na água e na preservação”, explica o vice-coordenador da Regional Sindical e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Cruz, Cristian Wagner.

LEIA TAMBÉM: Unisc renova parceria com a Família Agrícola

Publicidade

Para ele, não adianta ter bons maquinários e estruturas se o solo não estiver em boas condições para o plantio. “De nada serve investirmos em políticas públicas para aquisição de equipamentos se o nosso bem maior, o solo e a água, não tiver qualidade para gerar um bom retorno na produção”, questiona. Conforme o vice-coordenador, são esperadas cerca de 250 pessoas. Para participar do evento é necessário procurar o sindicato municipal, Emater ou a Secretaria de Agricultura para garantir a presença.

Programação

  • 8h30: abertura do evento.
  • 9 horas: Programa Protetor das Águas, desenvolvimento do projeto, sua história e novos desafios: palestra com Tânise Etges, responsável técnica da ETA de Vera Cruz e coordenadora do Programa Protetor das Águas; e com Marcelo Kronbauer, mestre em Tecnologia Ambiental.
  • 10h30: Experiência no Programa Protetor das Águas: palestra com Marcos e Matheus Koehler, produtores rurais.
  • 11 horas: Projeto Cisternas: palestra com Maurício Queiroz, membro da Comissão Pastoral da Terra.
  • 12 horas: almoço gratuito.
  • 13 horas: Projeto Açudagem e Irrigação: palestra com José Motta, que é engenheiro agrônomo, assistente técnico regional em Recursos Naturais Renováveis e supervisor regional da Microrregião Santa Cruz do Sul da Emater/RS.
  • 14 horas: Projeto de recuperação de biomas: palestra com a assessoria de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetag/RS.
  • 15 horas: Programa de preservação da água e qualidade da irrigação: palestra com Jackson Freitas e Valdomiro Haas, servidores da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado; e Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).
  • 16 horas: encerramento.

LEIA TAMBÉM: CAF: agricultura familiar passa a ter novo documento

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.