A semana que se inicia no Vale do Rio Pardo promete ter altas temperaturas, incomuns para a época do ano, mas também episódios de chuva. Os dias de maior calor serão na terça e na quarta-feira, 10 e 11, quando a máxima pode chegar a 36 e 37 graus, respectivamente, em Santa Cruz do Sul. A partir de quinta, 12, as temperaturas voltam a cair e há chuva fraca.
Nesta segunda-feira, 9, há ar muito quente atuando no Norte do Rio Grande do Sul, enquanto a umidade circula em pontos da parte Sul e Leste do estado. No Vale do Rio Pardo, há nuvens no decorrer do dia, com possibilidade de chuva fraca ou garoa em alguns momentos, sobretudo pela manhã. A previsão da MetSul Meteorologia indica que ainda pode esquentar, chegando a 29 graus.
LEIA TAMBÉM: Câmara começa a analisar LDO de Santa Cruz para 2025
Publicidade
A terça e a quarta-feira serão dias bastante quentes não só no Rio Grande do Sul, como em todo o Brasil. Em lugares do Centro-Oeste e Norte, marcas acima dos 40 graus deverão ser registradas. O calor será acompanhado por ar bastante seco. Apesar das altas temperaturas, o sol não deverá dar as caras no Vale do Rio Pardo, com grande presença de nuvens.
Na quinta-feira começa a incidência de chuva, que a princípio deve ser fraca. No entanto, o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul Meteorologia, alerta que não se descarta a chance de chuva localmente forte em alguns momentos. A instabilidade segue até sábado, 14, acompanhada por máximas na faixa dos 20 graus.
LEIA TAMBÉM: Treze seções mudam de local para a eleição municipal na região; confira
Publicidade
Fumaça das queimadas avança
Em grande parte do Brasil, tem sido notada nos últimos dias a presença de fumaça vinda das queimadas registradas em parte da região amazônica. O fogo, registrado em pontos dos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso, além da Bolívia e do Paraguai, tem provocado uma fuligem que tem sido carregada para o Sul do Brasil por correntes de vento do quadrante norte.
Nesta semana, devido ao ar mais quente na região, a MetSul Meteorologia alerta que será ainda maior a presença de fumaça das queimadas nos três estados do Sul. Ainda, partes da Argentina e do Uruguai também registrarão fuligem. Entre os efeitos que podem ser notados são a alteração na cor do céu, a presença de fumaça com aspecto de névoa e acinzentado e a redução de visibilidade com o material particulado, deixando o sol laranja e vermelho.
Previsão para os próximos dias em Santa Cruz do Sul*:
- Segunda-feira, 9
- Mínima de 18 graus
- Máxima de 29 graus
- Sem chuva prevista
- Tempo: sol com muitas nuvens ⛅
- Terça-feira, 10
- Mínima de 19 graus
- Máxima de 36 graus
- Sem chuva prevista
- Tempo: sol com muitas nuvens ⛅
- Quarta-feira, 11
- Mínima de 16 graus
- Máxima de 37 graus
- Sem chuva prevista
- Tempo: nublado ☁️
- Quinta-feira, 12
- Mínima de 14 graus
- Máxima de 20 graus
- Chuva prevista: 4,8 milímetros
- Tempo: chuva fraca
- Sexta-feira, 13
- Mínima de 15 graus
- Máxima de 21 graus
- Chuva prevista: 3,9 milímetros
- Tempo: chuva fraca 🌧️
*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade