Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Insegurança

Semana será de protestos após a morte de frentista

O dia que completa uma semana da morte do frentista Valdinei Oliveira de Moura, 29 anos, será marcado por protestos silenciosos em Santa Cruz do Sul. Amanhã a categoria de trabalhadores em postos de combustíveis usará uma faixa representando o luto e vai paralisar as atividades por um curto período. Ainda hoje, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sulpetro) deve se reunir com deputados da região, em Porto Alegre. Também está prevista uma manifestação para o fim de semana.

As medidas pretendem tanto homenagear o frentista como chamar a atenção para a insegurança vivida pelos empregados. Os funcionários trabalharão amanhã com uma fita preta, em sinal de luto pela morte. Por volta das 15 horas, eles deixarão de abastecer os veículos por cinco minutos. Já no sábado, uma caminhada pela segurança sairá às 10 horas da Praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral São João Batista, e seguirá pela Rua Marechal Floriano até a Praça da Bandeira. “Estamos convidando quem quiser comparecer para demonstrar a indignação e pedir por mais segurança para a nossa cidade”, afirmou o proprietário do posto, Sérgio Morales, também diretor regional do Sulpetro.

Representantes do Sulpetro devem se reunir hoje com deputados da região em Porto Alegre, para debater a falta de segurança. O objetivo é fazer com que a reivindicação chegue ao governador José Ivo Sartori e ao secretário de Segurança Pública, Cézar Schirmer. “A questão principal é que sempre são os mesmos. Os reincidentes. Então é essa questão que se tem que bater. A polícia faz o papel dela, prende. E a Justiça solta. Nesse caso, soltou às sete e pouco da manhã. Tem que ter alguma solução para isso. Não podemos simplesmente ficar de braços cruzados”, disse Morales.

Publicidade

Um dia após a morte e no sábado, o posto de combustíveis ficou fechado. Segundo Morales, os funcionários não tinham condições emocionais de voltar ao trabalho. Foram fixados junto ao posto cartazes pedindo por justiça. O autor do latrocínio, preso pela Brigada Militar logo após o crime, havia recebido dispensa do presídio por três dias. Matou o frentista sete horas após deixar a prisão.

Mudança na rotina

Para retomar o atendimento no posto de combustíveis após o crime, segundo o proprietário do estabelecimento, foi necessário reforçar a segurança. Agora o ponto conta com a presença de vigilantes durante todo o horário de atendimento. “Ninguém se sente tranquilo em exercer suas funções à mercê dessa situação. Com a presença do segurança, os funcionários podem trabalhar não com tranquilidade, mas com menos medo”, disse Morales.

Publicidade

Quer participar?

A caminhada pela segurança neste sábado será aberta a toda a comunidade. A saída da manifestação ocorre às 10 horas, da Praça Getúlio Vargas, no Centro. Embora tenha sido organizada a partir da morte do frentista, pretende fazer um alerta geral para a violência em Santa Cruz. Quem tiver interesse em participar, basta comparecer.

Autor foi capturado logo após o crime

Publicidade

Na tarde de quinta-feira, dia 29, Valdinei Oliveira de Moura, 29 anos, trabalhava no posto de combustíveis próximo ao Acesso Grasel, como fazia diariamente. Ele estava junto à pista quando um homem ingressou na loja de conveniência e rendeu uma funcionária. Durante o roubo, o frentista também entrou e tentou conversar com o criminoso. Porém, os dois entraram em luta corporal e rolaram até a pista.

Durante a briga, o assaltante desferiu quatro disparos. Um deles atingiu Valdinei no peito. O bandido ainda correu de volta até o caixa e roubou o dinheiro. O frentista foi socorrido e levado ao hospital, mas não sobreviveu. Maurício Darlan Gomes Canut, 25 anos, foi preso pela BM logo após o latrocínio. Com ele, foi apreendido um revólver de calibre 32 que teria sido usado no crime.

LEIA MAIS

Publicidade

Vídeo mostra assalto que resultou na morte de frentista

Frentista é morto em assalto a posto de combustível em Santa Cruz

Frentista morto em assalto é sepultado em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.