Uma programação especial foi preparada para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Apae de Sobradinho. As atividades tiveram início na terça-feira, 20 de agosto, com divulgações, e seguem até a próxima quarta-feira, dia 28.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla surgiu com outro nome, idealizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas. Tem sido comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, instituída pela Lei nº 13.585/2017, e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.
Em 2024, o tema é “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, que incentiva à reflexão sobre a trajetória da Apae Brasil e o seu papel na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Conforme publicação da Apae Nacional, “as conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos”. Durante esta semana, diversas atividades estão sendo promovidas pelo país a fim de sensibilizar a população e fortalecer a inclusão social.
Publicidade
Em Sobradinho, a quarta-feira, dia 21, foi marcada por “Pit Stop na Praça 3 de Dezembro”, com atividades de conscientização sobre “Quem somos e o que fazemos”. Conforme a diretora da Apae local, Sahra Carolina Mainardi, esse momento visa trazer luz a temas como igualdade e equidade, a que salientou serem duas palavras que se associam na luta para conscientizar a todos quanto as necessidades das pessoas com diversos tipos de deficiências, mas destacou que não são sinônimos. “Igualdade nos fala sobre tratar a todos da mesma forma sem nenhuma distinção. Equidade vai mais além e nos fala sobre dar o que cada um necessita, levando em conta suas condições e particularidades, para que, a partir disso, todos tenham as mesmas oportunidades”, salientou.
Em relação à temática da Semana, Sahra falou que, embora muitas pessoas saibam da existência da Apae em seus municípios, alguns não conhecem o trabalho que é realizado dentro das instituições. Esse trabalho é feito em conjunto por muitas pessoas, e exige muita dedicação, sendo um trabalho que a cada evolução é muito gratificante para todos, segundo a diretora.
O episódio climático de abril e maio atingiu fortemente a infraestrutura da instituição, causando prejuízos, mas com a ajuda de muitas pessoas voluntárias, dos funcionários e da diretoria, conseguiu-se doações de verbas para os reparos e reconstrução, então este ano “a semana de conscientização também está com gostinho de recomeço”, contou Sahra.
Publicidade
Seguindo a programação, esta quinta-feira, 22, foi dedicada à integração, com participação na Balada dos PCDs, no município de Estrela Velha. Nesta sexta-feira, 23, foi a vez de “Quiz da Integração”, com atividades entre as turmas e famílias. Na próxima segunda-feira, dia 26, haverá reuniões com as equipes de referência, para troca de experiências e orientações. Na terça-feira, 27, será a vez de sessão de cinema para os atendidos. E fechando a programação, na quarta-feira, 28, piquenique de integração com atividades recreativas, na sede da AABB.
A Apae Sobradinho foi fundada em 19 de julho de 1991. Com mais de três décadas de atuação, atende atualmente mais de 180 pessoas, oferecendo serviços que abrangem as áreas da educação especial, assistência social e saúde. A atual presidente da Apae de Sobradinho é Rosane Carniel Bugs.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!