Educação

Semana marca o retorno às salas de aula nas escolas da região

O ano letivo de 2024 começa oficialmente nesta segunda-feira, 19. As escolas estaduais serão as primeiras a receber os alunos. A rede pública estadual prevê o retorno de 27 mil estudantes. No decorrer da semana, mais precisamente na quarta, são os educandários da rede municipal santa-cruzense que irão retomar a rotina das aulas, com cerca de 11 mil alunos matriculados. A partir da definição dos calendários, da conclusão de melhorias estruturais e das formações pedagógicas voltadas aos professores, está tudo pronto para as crianças e adolescentes ocuparem os bancos escolares e, obviamente, voltarem a marcar presença nas ruas, com seus uniformes e mochilas.

As estaduais, conforme a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), devem iniciar o ano letivo com um número menor de estudantes e com déficit de professores. Segundo o coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura, embora a meta fosse iniciar as aulas com 100% dos docentes em cada instituição, percebeu-se a migração de profissionais para as redes municipal e privada.

LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: hora de retomar a rotina de aprendizado

Publicidade

Recentemente, ao avaliar o cenário e as perspectivas para 2024, Moura havia destacado que um dos enfoques da 6ª CRE é trabalhar pela permanência dos estudantes nas escolas, especialmente no pós-pandemia, e que cada instituição seguirá adotando estratégias para resgatar seus alunos. Ele observou que a evasão escolar seria decorrente da busca pela rede municipal de ensino, da entrada antecipada para o mercado de trabalho, bem como pela falta de incentivo da família para os estudos. Todavia, mencionou as expectativas quanto ao retorno das aulas, especialmente pelo número significativo de alunos em tempo integral, o que considerou favorecer a educação de qualidade e equidade para todos.

A cerca de melhorias, o coordenador informou que foram realizados reparos, pinturas e reposição de materiais. As municipais, de acordo com a Secretaria de Educação, receberam melhorias e serviços diversos no decorrer de todo o recesso. Além das 20 escolas de Educação Infantil, receberam manutenção os 26 educandários de Ensino Fundamental e o Cemeja (Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos).

Equipes da secretaria fizeram trabalhos de pintura interna, troca de lajotas, substituição de piso e forro, revitalização de bancos e outros equipamentos, conserto de vazamentos, correção na drenagem de pátios, recuperação de telas e cercas, limpeza e manutenção de calhas, substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED e melhorias na rede elétrica. Diversas escolas ganharam fossas sépticas e mais de dez caixas d’água foram substituídas por outras com maior capacidade de reserva. Na Educação Infantil, houve a compra de playgrounds para atender várias instituições, além de outros investimentos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Concurso, turno integral e cartão escolar: veja como a rede municipal se prepara para a volta às aulas

Melhorias à espera dos estudante

Uma das instituições que receberam melhorias recentes foi a Emef José Ferrugem, no Bairro Renascença. Lá, o estacionamento de veículos foi totalmente remodelado com a colocação de blocos e a delimitação do acesso a pedestres. Também foram realizadas limpezas e pinturas no prédio. No pátio, a pracinha de brinquedos será cercada para maior segurança dos alunos, e segue em obras o fechamento das laterais do ginásio de esportes.

Para a diretora da escola, Tatiane Jahn Lopes, um misto de sentimentos e expectativas é o que simboliza os dias que antecedem o começo do ano letivo. “Estamos ansiosos porque pensamos em cada detalhe com muito carinho e dedicação para receber todos os nossos estudantes com muita alegria, novidades e surpresas”, adiantou.

Publicidade

Os últimos dias foram de organização para deixar os ambientes escolares prontos para receber os alunos da rede municipal | Foto: Jaime Fredrich/Divulgação

Na última semana, os trabalhos nos educandários se concentraram em pequenas pinturas, lavagem de piso, paredes e corte de grama. Segundo o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, o período de volta às aulas é um momento de alegria. “Nossas expectativas são as melhores. Além de ambientes modernos, lúdicos e seguros, nossos alunos encontrarão uma equipe preparada e motivada para novas e fascinantes descobertas em 2024”.

Calendário

No decorrer desta semana e dos próximos dias, os educandários da rede privada, os cursos técnicos e as universidades darão início ao seu ano letivo. O Colégio Marista São Luís e o Senac retomam as atividades nesta segunda. O Colégio Dom Alberto retornará nesta terça-feira, 20, e o Mauá, na quarta, 21. A escola Educar-se e a Unisc voltarão no próximo dia 26. No Sesc, as aulas foram retomadas no último dia 15.

LEIA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Cláudia Priebe

Cláudia Priebe é natural de Candelária (RS). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2005, onde também concluiu especialização MBA em Agronegócios, em 2008, começou a atuar na área ainda em 2002. Sua primeira experiência foi no meio impresso, no Jornal de Candelária, local em que, por mais de dois anos, desenvolveu atividades como repórter, fotógrafa e revisora. Entre 2005 e 2008 atuou no grupo das Rádios Sobradinho AM 1110 e Jacuí FM 97,3, em Sobradinho (RS). Nesse período desenvolveu atividades como redatora, repórter de rua, locutora e produtora de programas jornalísticos, além de fazer apresentações de eventos promovidos pelas duas emissoras. Em 2008 retornou para o meio impresso, desta vez para o jornalismo especializado, e atuou como jornalista freelancer da Editora Gazeta, da Gazeta Grupo de Comunicações. De 2009 a 2015 integrou a equipe da Folha de Candelária, também em Candelária, tendo acumulado as funções de repórter, fotógrafa, revisora e subeditora nos três primeiros anos e a edição geral, coordenando uma equipe de outros quatro repórteres, nos três anos finais. Nesse mesmo período prestou serviços para a Cassol Publicidade e Propaganda, de Candelária, na redação semanal das sessões da Câmara de Vereadores de Candelária. Entre os anos de 2015 a 2023 atuou como assessora de imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, sendo responsável pela comunicação interna e externa da entidade, bem como pela produção e edição de materiais gráficos diversos. Em 2023 retornou para a Gazeta Grupo de Comunicações, onde atualmente se dedica à produção e edição de conteúdo para os cadernos especiais do jornal Gazeta do Sul e de conteúdos patrocinados para o Portal Gaz, atendendo clientes de segmentos como comércio, indústria e prestação de serviços. Eventualmente, atua, também, como revisora do jornal.

Share
Published by
Cláudia Priebe