Santa Cruz do Sul

Semana Lixo Zero incentiva criação de pontos para descarte de resíduos; saiba como participar

Você sabia que canetas, marcadores ou lápis em desuso devem ser descartados de forma especial? Quem traz o questionamento à tona é a Semana Lixo Zero. Esses itens não devem ser depositados junto ao rejeito, nem com os recicláveis. Por isso, a organização faz um convite: que tal criar um ecoponto, temporário ou permanente, de material de escrita?

A embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e engenheira ambiental, Débora Leonhardt da Silva, explica que a ideia é alavancar e ampliar as opções de coleta no município. “Nós usamos a Semana para divulgar essas ações e incentivar que se faça o recolhimento permanente.” Outro item que também pode ter uma destinação especial é a esponja de cozinha, pós-consumo.

LEIA TAMBÉM

“Aqui na região ainda não se tem tecnologia para reciclar esse tipo de material. Por isso, enviamos a São Paulo. A renda gerada é revertida para a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat)”, explica.

Publicidade

A 5ª Semana Lixo Zero de Santa Cruz ocorrerá de 20 a 29 de outubro. Promovida pelo ILZB, tem o objetivo de disseminar o conceito de Lixo Zero e articular programas de conscientização, reestruturação e controle sobre o lixo produzido. Empresas e entidades são convidadas a inscrever atividades que dialoguem e contribuam com a campanha.

De cinema

Entre as iniciativas, ao longo deste mês a Associação dos Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul disponibiliza um ecoponto nas sessões semanais. Neles, os espectadores poderão depositar CDs, DVDs, cabos eletrônicos, pilhas, baterias, celulares e eletrônicos de pequeno porte. O material arrecadado será destinado à Central de Recebimento de Pneus e Resíduos Eletrônicos (Crepel), mantida pela Prefeitura. As sessões ocorrem nas terças-feiras, com início às 19h30, no auditório do Sindibancários, na Rua Sete de Setembro, 489.

Saiba mais

Materiais de escrita que devem ser descartados corretamente: caneta, canetinha, lápis de escrever, lápis de cor, lapiseira, marca-texto, marcador de quadro branco, marcador permanente, borracha, apontador.
Para quem destinar: entregue os resíduos coletados para as voluntárias do Santa Cruz Lixo Zero. Mais informações e contatos pela página no Instagram (lixozeroscs).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Sem valor para uns, sustento para outros

O que acontece com o material coletado: o volume é enviado para um projeto nacional de reciclagem (terracycle.com.br), no qual transforma-se novamente em matéria-prima. Além disso, a prática é beneficente. Cada envio gera pontos, revertidos em renda para alguma entidade assistencial.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.