Estima-se que a cada cinco minutos cerca de 25 mil sacolas plásticas sejam distribuídas no Brasil, e a maioria delas irá para os esgotos ou será descartada em aterros sanitários, demorando entre 400 e mil anos para se decomporem. Na tentativa de reverter este cenário, a programação da Semana Lixo Zero (SLZ) Santa Cruz do Sul terá atividade especial nesta quarta-feira, 26.
Segundo a engenheira ambiental Débora Leonhardt, uma das coordenadoras da iniciativa, a intenção é estimular a população a substituir as sacolas plásticas. Ela destaca que as voluntárias da Semana Lixo Zero, ao fazer suas compras, irão abrir mão das embalagens tradicionais, e aconselhar outras pessoas a fazer o mesmo.
LEIA TAMBÉM: Semana Lixo Zero estimula a conscientização em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Neste sentido, uma das opções é utilizar as Sacolas do Bem distribuídas pela Gazeta Grupo de Comunicações. Desde 2019, já foram entregues cerca de 10 mil unidades para os leitores que trocaram os cupons publicados na Gazeta do Sul.
A Semana Lixo Zero prevê 95 ações de conscientização através de escolas e empresas, com apoio da Associação Comercial e Industrial (ACI), de Santa Cruz do Sul. No último sábado, durante a 37ª Oktoberfest, foi realizada uma ação educativa sobre o descarte de bitucas de cigarro.
LEIA TAMBÉM: É possível viver sem sacolas plásticas? Veja práticas sustentáveis em Santa Cruz e pelo mundo
Publicidade
Nesta quarta a programação contará com uma palestra sobre a destinação de equipamentos eletrônicos, no Colégio Estadual Monte Alverne, a partir das 13h30. Durante a tarde, alunos da Escola de Educação Infantil Baby vão visitar a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat).
Na Tecnounisc, da Universidade de Santa Cruz do Sul, será transmitido um podcast ao vivo, às 18 horas, com o tema Conversa sobre Resíduos, criado pela empresa meuResíduo. E às 18h30, alunos da escola Quick English terão uma aula online sobre os cinco R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Saiba mais
Como substituir as sacolas plásticas
Publicidade
- Optar pelos modelos de pano, que podem ser reutilizados.
- Utilizar caixas de papelão nas compras.
- Em casa, considere ter uma composteira para resíduos orgânicos.
- Na rua, leve folhas de jornal para recolher as fezes dos pets.
- Se for usar sacolas plásticas, opte pelas biodegradáveis.
LEIA TAMBÉM: Separação do lixo: um passo importante para a preservação do meio ambiente
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade