A Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes, de Santa Cruz do Sul, iniciou nesta terça-feira, 8, a sua 14ª Semana Literária e a 20ª Feira do Livro. O evento, que terá atrações diárias, segue até sexta-feira, 11.
LEIA TAMBÉM: Aesca está entre os finalistas do Prêmio Educação RS 2024
Neste ano, a temática será A consciência ambiental através da literatura. Dessa forma, além de estimular a leitura de toda a comunidade escolar – estudantes, professores e pais –, quer levar às salas de aula a preocupação com o meio ambiente.
Publicidade
Para isso, a programação terá atividades voltadas ao desenvolvimento do tema. A primeira foi a palestra de abertura sobre o Cinturão Verde, com a presença do escritor José Alberto Wenzel. O responsável por liderar o movimento em defesa do corredor ecológico enfatizou os benefícios da preservação e recuperação para a comunidade.
O tema segue em destaque no segundo painel, que abordará a melhor forma para proteger o Cinturão. Ele terá a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As atividades seguem à tarde. Wenzel retorna para conversar com os alunos do 5º ao 8º ano. Em seguida, às 16 horas, a professora Carol Furtado realiza contação de histórias.
Nesta quarta-feira, 9, a programação terá início com a presença da jornalista e escritora santa-cruzense Paola Severo. Ela trará seu terceiro livro de poemas, Oxímoro, para falar sobre o sentido metafórico na poesia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mestrando da Unisc elabora pesquisa sobre reconhecimento de ervas daninhas por meio de IA
E além de mais contação de histórias, os alunos do 6º ao 9º ano participam de um debate sobre proteção do meio ambiente à luz da Constituição Federal. A professora Sâmia Souza vai abordar o assunto com as turmas do 6º ao 9º ano.
Na quinta-feira, 10, o poeta Mauro Ulrich fará um encontro entre a poesia, o homem e a natureza. Será às 8 horas para os estudantes do 6º ao 9º ano. O dia também será marcado pelo lançamento do disco Manifesto Ecológico, da banda de rock Ramal 314.
Publicidade
E para encerrar o evento, haverá duas palestras. Uma terá como tema A natureza sob o olhar da literatura, com o professor Caco Baptista, às 10h15. E no fim do dia, a equipe da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) irá falar sobre a importância da reciclagem para cuidar do planeta. A atividade será às 16 horas.
Conforme o diretor da Escola Bruno Agnes, Dionísio Júlio Beskow, a comissão organizadora do evento considerou importante discutir os impactos das catástrofes climáticas. E pensaram numa forma de relacionar meio ambiente e literatura. “Os professores acharam que precisava ser discutido, especialmente o Cinturão Verde, e trabalhar isso por meio das obras literárias”, enfatizou.
Homenagem
Autor de livro sobre o Cinturão Verde, Wenzel será homenageado durante a Semana Literária e a feira. Para o geólogo, elas aliam sua trajetória na literatura e em defesa do Cinturão. Como escritor, enfatizou que as obras literárias têm um importante papel na conscientização dos leitores e na formação de cidadãos amigos do meio ambiente. “Me sinto duplamente honrado e duplamente responsável. Aumenta ainda mais minha responsabilidade de lutar pelo Cinturão e pela boa literatura.”
Publicidade