Nesta quarta-feira, 31 de agosto, participaram do programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1, a secretária municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto e Lazer de Passa Sete, Sinéia Donisete Bellini Rech, a chefe do departamento de Meio Ambiente, Lúcia de Moura, e o patrão do CTG Gaúcho Serrano, Elói Kipper.
Na oportunidade, os representantes falaram sobre a Semana Farroupilha deste ano no município. A programação, que inicia no próximo dia 13, tem como homenageado o fundador do CTG Gaúcho Serrano, e ex-prefeito do município, Vanderlei Batista (in memoriam).
Segundo Lúcia, a ideia vem sendo trabalhada desde o ano passado, sendo que a importância de Vanderlei Batista para a história de Passa Sete é enorme, por ter sido um idealizador do município e um forte representante tradicionalista. Lúcia menciona a participação do CTG Gaúcho Serrano e do Piquete Porteira da Serra na organização da festividade, e reforça o convite para que as pessoas que conviveram com o homenageado, na vida ou na tradição, compareçam ao evento.
Publicidade
Sinéia destaca que o tema surgiu a partir de visitas de alunos à Prefeitura, onde se viu a possibilidade de criar e tornar a Semana Farroupilha parte do Calendário de Eventos de Passa Sete, como uma forma de integrar a comunidade escolar à Administração e à Secretaria, valorizando os talentos do município. “A gente inicia a Semana Farroupilha no dia 13, começando com almoço na Escola Carmem Lisboa Trindade, da localidade de Murta, onde vai ser servido um almoço para a comunidade. Depois, às 15 horas, será recebida a Chama Crioula de Sobradinho”, informa a secretária. O intuito é implantar e resgatar a cultura gaúcha, envolvendo as famílias.
Kipper ressalta todo o respeito que se cultiva dentro dos Centros de Tradição Gaúcha, e comenta que a festividade vai ser algo inédito dentro do município, contando com diversas atrações e a construção de um galpão de integração, em frente ao estacionamento da Câmara de Vereadores. O patrão do CTG convida, ainda, para o desfile do dia 7 de setembro, às 14h, todos os cavaleiros da região. “Quero agradecer, também, em nome do CTG, o seu Ari Bilig, que cedeu o espaço para montarmos o galpão. É muito gratificante para nós. Todos os dias vai ter alguma coisa no galpão, então o pessoal pode comparecer, levar sua cuia de tardezinha, tomar chimarrão. Vai ter um carreteiro, alguma coisa para comer, sempre vai ter a copa aberta”, acrescenta.
O planejamento inicia, no dia 13, com a condução a cavalo, por parte do CTG Galpão da Estância, de uma centelha da Chama Crioula até o cemitério de Santo Antônio, onde está sepultado Vanderlei Batista. Em seu túmulo será acesa a Chama Crioula e, de lá, o CTG Gaúcho Serrano e o Piquete Porteira da Serra vão pegar uma centelha e conduzi-la até o galpão da integração.
Publicidade
No dia 14 será feito um arroz de panelão na Escola Cristo Rei, uma das parceiras do evento. Para o dia 15, o mesmo prato será servido na Escola José Rech, contando com atividades e gincanas tradicionalistas. No dia 16, mateada e apresentação do Grupo de Dança Tchê Campos. No sábado, dia 17, almoço na Escola Silvano Luiz da Silva, aberto à comunidade. Para o domingo, dia 18, mateada e apresentação de talentos regionais, além de churrasco. No dia 19, mateada e, encerrando a programação, no dia 20, o famoso costelão e vários artistas, incluindo show de uma banda.
A organização do evento está a cargo da Secretaria da Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, juntamente com a Secretaria de Obras e o CTG Gaúcho Serrano.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!