Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONSCIENTIZAÇÃO

Semana do Meio Ambiente tem programação especial em Santa Cruz

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Coomcat realizou ações de educação ambiental com alunos na abertura da Semana

A Semana do Meio Ambiente começou nessa segunda-feira, 30. A data foi criada no Brasil pelo decreto 86.028, de 27 de maio de 1981. A ação é celebrada na primeira semana de junho, quando, no dia 5, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Santa Cruz do Sul, até o próximo domingo, diversas tarefas serão realizadas para promover a conscientização da população. O tema deste ano é a separação e destinação correta de resíduos recicláveis. Escolas estaduais e municipais estão desenvolvendo atividades, rodas de conversas e debates com a comunidade.

No ato de abertura da semana, a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) deu uma palestra para os alunos do Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja). As coordenadoras da Coomcat, Vera Flores da Rosa e Angela Maria Nunes, conduziram a conversa com os estudantes. Segundo Vera, os pequenos são os melhores replicadores da informação. “Apostamos na conscientização das crianças porque, com certeza, elas vão levar para suas famílias”, disse.

LEIA MAIS: Semana do Meio Ambiente terá ações de conscientização em Santa Cruz

Publicidade

O secretário muncicipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger, reforça a importância da semana voltada ao cuidado com o meio ambiente. “Pensamos nesse tema pela importância da coleta, separação, tratamento e destinação final de resíduos. Agora é momento de reflexão, para pensarmos no nosso papel enquanto cidadãos, na melhoria do meio ambiente onde estamos inseridos”, reflete o secretário.

A programação prevê o plantio de árvores nas instituições de ensino e visitas à estação de tratamento de água. Nesta quarta-feira, 1º de junho, no Palacinho da Praça da Bandeira, às 10 horas, ocorrerá o lançamento do projeto de caixas coletoras de bitucas de cigarro e reciclagem. Nesta quinta-feira, 2 de junho, às 19 horas, a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) promove um debate aberto ao público sobre ações de melhoria para o meio ambiente do município, na sede da entidade (Rua Venâncio Aires, 1.448). Já no sábado, 4 de junho, a Coomcat fará atividade de conscientização ambiental da população na Praça Getúlio Vargas, das 8 horas ao meio-dia.

LEIA TAMBÉM: Projeto Sacolas do Bem chega a 7,5 mil itens distribuídos

Publicidade

O fechamento da programação acontece no domingo. Pela manhã, haverá o Treino da Semana Ambiental, com caminhada e corrida no Lago Dourado. Inscrições e informações estão disponíveis neste link. No período da tarde, o Pedal Dale Bike Ambiental prevê um trajeto de 18 quilômetros para ciclistas, com largada e chegada na Praça Hainsi Gralow, com uma parada no Lago Dourado para hidratação antes do retorno, mais informações estão aqui. A programação completa da Semana do Meio Ambiente está no site da Prefeitura de Santa Cruz.

O que posso fazer?

Um dos debates mais atuais sobre a preservação do meio ambiente inclui a conscientização da população e os métodos que podem ser utilizados no dia a dia, para amenizar a dura realidade que cerca esse tema. Pessoas mais conscientes têm levantado a bandeira e sinalizado ações. Além disso, algumas companhias estão aderindo a atitudes sustentáveis, como o frete carbono neutro.

LEIA TAMBÉM: Xampu sólido: veja como cuidar de si e da natureza

Publicidade

O Selo Frete CO2 Neutro é concedido às empresas que possuem compromissos ambientais e ações de quantificação e compensação das emissões de gases de efeito estufa provenientes da logística. Já os cidadãos podem ajudar com coisas simples, como fechar a torneira de água durante a escovação e não lavar carro ou calçada com torneira.

Algumas dicas para incorporar na rotina

  • Uma das primeiras atitudes, com certeza, é a economia de água. Você pode, por exemplo, reutilizar água da chuva para molhar as plantas e usar a da máquina de lavar para limpar a calçada.
  • A economia de energia também merece atenção. Substituir lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED diminui significativamente o consumo. Utilizar energia renovável em casa, fazer uso de carros movidos a álcool ou biocombustíveis e até ir caminhando ao trabalho são atitudes sustentáveis.
  • Fazer a separação correta do lixo. Utilizar os pontos de coleta para fazer o descarte responsável de itens como óleo de cozinha e eletroeletrônicos. Além disso, deve ser feita a separação entre lixo orgânico e reciclável.
  • Compre menos. Pense sobre o que você deseja comprar e analise se é uma necessidade ou serve apenas para saciar um desejo momentâneo. As compras impulsivas, em poucos meses, não são mais úteis. Nesse contexto, reflita a respeito de quem você vai comprar. Dê preferência aos produtores e produtos da região, a fim de fortalecer a economia local e diminuir a emissão de gases do efeito estufa associadas ao transporte de mercadorias e em embalagens.
  • Dê preferência para empresas que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Procure entender como as companhias impactam a saúde do planeta e o que elas executam em termos de reparação de danos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.