A programação da Semana do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul será finalizada nesta segunda-feira, 5. Dentre as atividades previstas, a partir das 8h30 ocorre a Roda de Conversa “O Nosso Cinturão Verde e a Qualidade de Vida”, na ACI, localizada na Rua Venâncio Aires, 641, 2º andar.
LEIA TAMBÉM: Caminhada aborda a vegetação e a fauna do Cinturão Verde
Já às 13h30, no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Travessão Dona Josefa, em Rio Pardinho, acontece o lançamento do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O projeto contará, em seu primeiro ano, com 25 propriedades rurais que estão na sub-bacia do Rio Pardinh. O objetivo é proteger as nascentes do rio, preservando a qualidade do abastecimento de água de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
Oficinas, palestras, concurso de desenho e plantio de muda de árvore também integram a programação de encerramento da semana. O detalhamento das atividades pode ser conferido clicando aqui.
Público prestigia ações na Praça da Bandeira
Ainda, na tarde deste domingo, 4, a comunidade ocupou o entorno da Praça da Bandeira para prestigiar mais uma parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Diversas entidades participaram da atividade com estandes, levando informação sobre educação ambiental ao público. A programação também contou com a adesão da 9ª Vênus Feira Feminina & Economia Criativa, que levou 25 expositoras de produtos e serviços, todas comprometidas com a causa da sustentabilidade ambiental.
LEIA TAMBÉM: Loteamento Estância Jardim recebe plantio de árvores
Publicidade
A Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), realizou a apresentação “O Caminho do Lixo”. Com o apoio de integrantes da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), eles interagiram com a criançada, abordando conceitos sobre materiais recicláveis, descarte adequado e o percurso dos resíduos até o seu destino final.
Em seguida, foi a vez da peça “O Rio”, com o grupo Teatro Luz & Cena, que prendeu a atenção de crianças e adultos. O espetáculo relatou, com bom humor, história ambientada no ano de 3.047, onde a água tornou-se um artigo escasso, nas mãos de um único indivíduo. Os protagonistas lutam para reverter a situação através de uma trama divertida e musical.
O casal Paula Bruck Ramos e Alexandre Poletto elogiou as atividades oferecidas durante o domingo. “É sempre necessário bater na tecla da preservação ambiental, principalmente para as crianças”, afirmou Paula. A filha deles, Cecília, 6 anos, participou ativamente da apresentação “O caminho do lixo”. “Aprendi bastante coisa nova, principalmente sobre a separação do lixo”, comentou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ambientalista palestra sobre preservação da natureza para alunos da rede municipal
O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Cechinato, destacou que toda a programação do evento teve como enfoque principal a sustentabilidade e a preservação ambientais.
Ele enalteceu a presença do público à atividade de domingo e salientou a forma colaborativa como a programação foi desenvolvida. “Está havendo um engajamento grande. A organização foi toda por consenso, com o protagonismo de todas as entidades. Devido a essa sinergia, estamos alcançando o sucesso”, avaliou.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade