O município de Rio Pardo sedia desde a última segunda-feira, 1º, a Semana do Folclore e a 3ª Feira Cultural. Logo no primeiro dia, houve a abertura da exposição de pinturas Diversos Olhares – Elisabeth Gatti. Na terça-feira, 2, uma oficina de brinquedos folclóricos foi ministrada por Zélia Kaufmann; e na quarta-feira, 3, o assunto foi a gastronomia açoriana com a chef de cozinha, consultora e professora de gastronomia do Senac, Cátia Leal.
“Foi um momento muito importante poder trabalhar o folclore, trazer as tradições da nossa cozinha, da nossa alimentação, baseada na cultura portuguesa e açoriana”, revelou Cátia. Ela ensinou aos participantes a receita de filé de tilápia frita, utilizando tanto o peixe quanto a farinha de milho, dois elementos da gastronomia açoriana. A sobremesa também foi um prato português, a Panelinha de Coco.
LEIA TAMBÉM: Alcyr Cheuiche é o patrono da Feira do Livro de Rio Pardo
Publicidade
A programação está acontecendo no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo. Segundo a secretária do Centro de Cultura, Tatiana Bonetto, as atividades foram pensadas com o intuito de resgatar valores folclóricos. “Tudo é folclore na nossa vida. Nossas lembranças de criança, de brincadeiras, de alimentação, de cantigas de ninar. E isso está um pouco esquecido na memória das pessoas, tanto dos mais velhos quanto das crianças, que nem conhecem as histórias, ou às vezes comem um alimento e não sabem que ele faz parte da nossa história.”
A programação vai até este sábado, 6. Nessa quinta-feira, 4, uma palestra sobre folclore foi ministrada pela professora Paula Simon Ribeiro. Ainda houve contação de histórias infantis à tarde e programação musical à noite, com o espetáculo de fado e música portuguesa do grupo Alma Lusitana.
LEIA TAMBÉM: Centro de Cultura recebe exposição “Imagens de todos os tempos” a partir desta sexta-feira
Publicidade
Neste sábado, último dia de evento, a programação vai das 15 horas às 21 horas, também com palestra e atrações musicais. Confira:
- 15 horas: Feira Cultural (artesanato e gastronomia)
- 16 horas: palestra Tomar a vida nas próprias mãos, com Daniel Garibotti
- 17 horas: roda cantada com Liana Castro
- 18 horas: show com Rafael Machado
- 21 horas: encerramento
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade