Começa nesta segunda, 1, a Semana do Folclore em Rio Pardo. As atividades serão realizadas no Centro Regional de Cultura até o próximo sábado e incluem exposição de arte, oficina de brinquedos, workshop sobre gastronomia folclórica, palestras, contação de histórias e apresentações musicais. A entrada é gratuita, mas a organização orienta que os interessados garantam seus lugares para a oficina e o workshop. O contato pode ser feito pelos telefones 3731 2285 e 99616 2851.
Conforme a presidente do Centro Regional de Cultura, Cibele Saraiva, a ideia já vinha sendo trabalhada desde o ano passado, mas não foi possível executá-la devido às restrições da pandemia. “Tivemos a iniciativa a partir de conversas entre a diretoria do Centro, quando tratamos da necessidade de resgatar nossas tradições e culturas. Assim surgiu a Semana do Folclore”, revela. O objetivo é resgatar e valorizar as origens de Rio Pardo e a herança deixada pelos imigrantes açorianos que chegaram ao Rio Grande do Sul há 270 anos.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo volta às origens para despertar o turismo
Publicidade
A recepção da comunidade, segundo Cibele, foi muito boa desde o início da divulgação da programação, com muitas pessoas fazendo contato com a instituição para obter informações e possíveis reservas. “Já temos lotação esgotada para a contação de histórias com a professora Lane Bastos. Tudo isso nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma. Ela destaca ainda o carinho e o orgulho que a população de Rio Pardo tem em relação ao Centro Regional de Cultura.
Na sexta-feira, dia 5, começa a terceira edição da Feira Cultural, com mais de 35 expositores. Os visitantes poderão conferir artesanato típico, os tradicionais sonhos de Rio Pardo, doces, salgados e cervejas artesanais, além de outras atrações musicais.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo vai antecipar realização do Fórum de Cultura
Publicidade
Confira a programação
- Segunda-feira, às 14 horas: abertura da exposição Diversos olhares, com Elisabeth Gatti
- Terça-feira, às 14 horas: oficina de brinquedos folclóricos Vem brincar, com Zélia Kaufmann
- Quarta-feira, às 9 horas: palestra e workshop sobre gastronomia folclórica com Cátia Leal
- Quinta-feira, às 14 horas: palestra Aspectos gerais do folclore, ministrada por Paula Simon Ribeiro
- Sexta-feira:
- 15 horas: abertura da 3a Feira Cultural
- 15h30: contação de histórias infantis com Lane Bastos
- 18h15: apresentação do grupo Seresteiros
- 19 horas: espetáculo de fado e música portuguesa com o grupo Alma Lusitana
- 19h30: show com Marina Horn
- Sábado:
- 15 horas: Feira Cultural (artesanato e gastronomia)
- 16 horas: palestra Tomar a vida nas próprias mãos, com Daniel Garibotti
- 17 horas: roda cantada com Liana Castro
- 18 horas: show com Rafael Machado
- 21 horas: encerramento
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade