Faltam pouco mais de duas semanas para que Santa Cruz do Sul viva um momento único em 145 anos de história. Pela primeira vez, a Seleção Brasileira de Basquete virá para a cidade em uma competição oficial de eliminatória de Copa do Mundo. E justamente contra uma das melhores equipes da modalidade em nível mundial, a seleção dos Estados Unidos, no dia 26 de fevereiro, às 21h10.
Antes, no dia 23, às 19h30, a seleção de Porto Rico também enfrentará o Brasil. Tudo isso vai acontecer em um palco já reconhecido na modalidade, o Arnão, responsável por transformar a então reconhecida Capital Nacional do Fumo na Capital Nacional do Basquete, nos anos 1990. Um feito que ainda perdura no coração de muitos santa-cruzenses.
LEIA TAMBÉM: União Corinthians vence o Cerrado em Brasília e se reabilita no NBB
Publicidade
Por todo esse histórico de paixão pela modalidade, um dia seria pouco para recordar grandes momentos. Por isso, optou-se por uma semana inteira, denominada de Semana do Basquete, de 22 a 26 de fevereiro. Nesse período, tanto o Centro quanto os bairros, as crianças e os adultos, vão reviver lembranças especiais.
Por iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, em parceria com o Esporte Clube União Corinthians, Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e Federação Internacional de Basquete (Fiba), as atrações da semana iniciam com a etapa do campeonato de basquete 3 x 3, que ocorrerá nas quadras externas do Parque da Oktoberfest, e nas praças do Arroio Grande e Hainsi Gralow (no Santo Inácio). Gincanas esportivas, chamadas de Cesta Premiada, também serão realizadas em outras praças, como as dos bairros Schulz, Bom Jesus e Santa Vitória.
LEIA MAIS: Guilherme Mazui dá continuidade à saga do União Corinthians no basquete nacional
Publicidade
Além disso, haverá o lançamento do livro 7 Mil Dias, de autoria do jornalista Guilherme Mazui, que faz alusão ao basquete no período em que a cidade ficou de fora dos holofotes nacionais na modalidade. O ponto alto da semana será no dia 25, quando ocorrerá a Praça do Basquete, na Praça Hainsi Gralow, no Bairro Santo Inácio.
Em um modelo semelhante ao projeto Praça da Cidadania, no local haverá várias atrações, como torneio de videogame, brincadeiras com as crianças, competições de basquete, encontro com os atletas profissionais do União Corinthians e shows musicais, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Everson Bello. “Será uma tarde inteira com várias atrações para as famílias, para as crianças. Um momento para celebrarmos o basquete na cidade.”
LEIA TAMBÉM: Título da Pitt/Corinthians completa 27 anos; veja como estão os personagens da conquista
Publicidade
A prefeita Helena Hermany destacou a infraestrutura que o município disponibiliza. “Receber um evento esportivo que tem projeção mundial não é para qualquer cidade. Felizmente temos uma infraestrutura em condições para uma competição dessa magnitude, como excelentes hospitais e o Ginásio Poliesportivo.”
LEIA MAIS: Ingressos para jogos do Brasil nas eliminatórias do Mundial já estão à venda
Outro momento histórico da Semana do Basquete será a inauguração da pintura com as cores da bandeira brasileira em uma das quadras externas do Parque da Oktoberfest. Ela receberá a inscrição “Terra do Basquete” ao centro, reforçando a identidade de Santa Cruz do Sul com a modalidade. Atletas profissionais irão prestigiar a inauguração do espaço.
Publicidade
O secretário Everson Bello explica que as atividades vão mobilizar a cidade inteira. “É uma semana para cultuarmos o basquete, pois é um momento histórico para o nosso município. Desde os anos 1990, Santa Cruz ficou conhecida como a Terra do Basquete e agora queremos consolidar esse título com a vinda da Seleção Brasileira. Por isso queremos realizar encontros intergeracionais, entre crianças e adultos, porque ainda estamos fazendo história.”
LEIA MAIS: Santa Cruz do Sul vai receber seleções dos Estados Unidos, Brasil e Porto Rico
Além disso, outra ação que será realizada, dentro da campanha “Lugar de autista é em todo lugar”, idealizada pela Prefeitura, é uma oficina de basquete com crianças que apresentam transtorno do espectro autista (TEA). Trata-se de uma parceria entre Prefeitura e União Corinthians, com o apoio das entidades Luz Azul e Associação Inclusão e Respeito ao Autista (Aira).
Publicidade
A iniciativa será coordenada pelo atleta do União Corinthians Guilherme Teichmann e pelo técnico do clube, Athos Calderaro, também militantes na causa por possuírem filhos dentro do espectro autista. “O esporte é uma poderosa ferramenta de evolução para a criança autista, porque auxilia muito nas questões psicomotoras. E quanto mais falarmos sobre o assunto, mais as informações básicas são compartilhadas e as pessoas conseguem ter um entendimento sobre isso”, comentou Teichmann.
LEIA TAMBÉM: Veja imagens e detalhes sobre o projeto de restauração da Bierhaus
De acordo com Bello, os interessados em se inscrever devem fazer contato com as entidades Luz Azul e Aira. Inclusive, lembra ele, a campanha também inclui a distribuição de ingressos gratuitos para crianças autistas assistirem aos jogos da Seleção Brasileira de Basquete.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.