Atividades que visam cultivar e promover aspectos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, bem como em outras cidades brasileiras, iniciam nesta quarta-feira, 12, com a 7ª Semana da Língua Alemã, que segue até o dia 19. A programação, que ocorre principalmente de forma online, envolve filmes, músicas, aulas de alemão, workshops, exposições e palestras.
LEIA TAMBÉM: Apresentação das candidatas a soberanas da 38ª Oktoberfest será na semana que vem
Algumas escolas de Santa Cruz do Sul terão iniciativas em alusão à semana. Atualmente são 435 alunos de oito colégios da rede municipal que contam com aulas de alemão. Já a programação online será promovida pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, países que têm a língua alemã como oficial. Muitas atividades serão gratuitas e podem ser conferidas no site semanadalinguaalema.com.br.
Publicidade
A Semana da Língua Alemã foi criada em 2016. Conforme a doutora em Ciências Sociais pela universidade alemã Eberhard Karls de Tübingen, Lissi Bender, o mundo anda no sentido do conhecimento de mais idiomas. “Crianças aprendem sem esforço duas ou mais línguas ao mesmo tempo e sem sotaque. Seres humanos que, desde pequenos, se movem entre línguas diferentes, desenvolvem também mais interesse e abertura para com pessoas de uma base cultural e linguística diferente.”
Lissi elencou que isso amplia as fronteiras de conhecimento de mundo e abre oportunidades. “A língua suporta cultura e participa da identidade do lugar em que é falada. Na língua regional – no nosso caso, a alemã – habita enorme potencial promotor do progresso, seja ele individual ou coletivo. Bons motivos para nossa região valorizar o conhecimento de mais idiomas, a começar pelo alemão.”
LEIA TAMBÉM: História da imigração alemã em Santa Cruz do Sul: tudo começou em 1849
Publicidade
Nas escolas
A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul informou que na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cardeal Leme, localizada em Linha São Martinho, turmas do 90 ano confeccionarão a bolacha típica alemã, a Lebkuchen.
O Colégio Mauá também terá atividades. Alunos do 50 ano farão uma caça ao tesouro (Schatzsuche) no pátio da escola para encontrar as palavras que formarão uma frase sobre o aprendizado da língua alemã. Já o 60 ano terá uma palestra com a professora Maria Luiza Schuster sobre a história da imigração alemã em Santa Cruz, com ênfase na história do Colégio Mauá. O 70 ano terá o Soletrando em Alemão, com premiação aos grupos vencedores.
Alunos do 80 ano vão assistir a um documentário sobre a Alemanha, com posterior quiz. Na aula de culinária, será feita uma receita alemã. Já estudantes do 90 ano e do 10 ano do Ensino Médio terão uma palestra de colegas participantes do Intercâmbio Freiburg, em München e Berlin. Para finalizar, os do 20 ano do Ensino Médio vão assistir a um documentário sobre a Alemanha e quiz.
Publicidade
Saiba mais
- Escolas municipais com aulas ou oficinas de língua alemã em Santa Cruz do Sul:
- Emef Christiano Smidt – 6º ao 9º ano (112 alunos).
- Emef Cardeal Leme – 6º ao 9º ano (47 alunos).
- Emef Félix Hoppe – 6º ao 9º ano (50 alunos).
- Emef Rio Branco – 6º ao 9º ano (59 alunos).
- Emef Duque de Caxias – 6º e 7º ano (115 alunos).
- Emef Emanuel – 8º e 9º ano (seis alunos).
- Emef Dona Leopoldina – 9º ano (21 alunos).
- Emef Guido Herberts – Oficinas que envolvem 25 alunos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade