“Seus exames confirmaram nossa suspeita e será necessário um tratamento prolongado com uma série de aplicações de medicamentos especiais. As aplicações precisam ser realizadas em uma clínica especializada. ”
Afirmações como esta são recebidas diariamente por inúmeros pacientes nos consultórios médicos. Podem causar muita apreensão e até piorar as repercussões da doença. Agora imagine que você é este paciente e ao iniciar sua jornada em busca do tratamento liga para o local onde serão realizadas as aplicações é atendido de forma especial, com total atenção da secretária, que desde o primeiro contato busca lhe ouvir e entender de forma global as suas expectativas e necessidades. Em seguida, a equipe de enfermagem lhe explica quais serão as etapas a serem cumpridas, o motivo e a importância de cada uma delas. No dia combinado, você é recebido por uma equipe multidisciplinar: enfermeiro e nutricionista avaliam sua saúde e, junto com você e seu médico, determinam o início do tratamento. O local ainda sugere consulta com psicóloga e os profissionais orientam sobre a importância da saúde mental. O seu tratamento, que a cada infusão leva em torno de 4 horas, é realizado em uma sala privada, com banheiro exclusivo e todo conforto e privacidade que você tanto queria neste momento. Os enfermeiros e técnicos lhe falam sobre a medicação aplicada e os possíveis efeitos. No seu dia-a-dia, você já opta por uma alimentação livre de glúten e leite e fica tranquilo ao saber que as refeições na clínica são preparadas no local, priorizando alimentos de verdade, e livre de farinhas e lácteos. Durante toda sua jornada, você se sente acolhido, ouvido e respeitado.
O texto acima é fictício mas poderia, tranquilamente, ser o relato de qualquer um de nossos pacientes. Esta é a realidade de atendimento da Saint Gallen, Ações e Terapias em Saúde e que nos fala muito sobre Experiência do Paciente, algo tão falado nos dias de hoje. A Experiência do Paciente está ligada a 1. Facilidade, de acesso para encontrar o médico, de conseguir uma consulta, de pagar pela consulta (opções de pagamento), 2. Eficácia, que diz respeito ao conhecimento e atendimento do profissional médico e equipe de saúde, o quanto eles “resolvem” as suas dores e dúvidas (desfecho clínico), e com 3. Emoção, sentida por você durante toda sua jornada – o quanto se sentiu acolhido, seguro e entendido pelo médico e equipe. Para além da segurança e qualidade assistencial, itens inegociáveis na área da saúde, a Experiência coloca o paciente no centro de todas as suas ações. Isso significa ouvir e respeitar as preferências, necessidades e os valores do indivíduo, assegurando que esses valores sejam o guia de todas as decisões clínicas.
Na busca pela excelência, a Experiência do Paciente já é uma realidade em nossas clínicas – mas estamos sempre em constante evolução e buscamos por melhorias. Por isso, criamos o Comitê da Experiência do Paciente, que avalia e monitora ações que contribuem com a segurança e com o atendimento do paciente. Contamos ainda com Corpo Clínico de renome nacional e internacional, instalações que possibilitam o acesso seguro dos pacientes oncológicos e com doenças autoimunes e equipe multidisciplinar em constante treinamento e capacitação. Nosso propósito é acolher com amor, respeito e segurança, entendo que cada paciente representa um universo único e que merece 100% da atenção de nossos profissionais.
Para inspirar as organizações e toda a comunidade, de 24 a 28 de abril é celebrada a Semana da Experiência do Paciente. Este é um evento anual que foi idealizado pelo Beryl Institute. Com o intuito de celebrar a data e motivar boas práticas, a Saint Gallen promove ações ligadas a Experiência do Paciente. A partir do dia 24, será instituído o Prontuário Afetivo. Com a pergunta “Quais são os teus Sagrados”, iremos convidar os pacientes em tratamento a compartilhar com nossa equipe tudo aquilo que traz beleza e significado para suas vidas.
Também iremos iniciar o projeto Histórias do Bem – Biblioteca Compartilhada, onde pacientes poderão deixar e pegar livros, revistas e histórias que fazem bem. Já no dia 28, o artista Guto Hoppe irá colocar cor em uma de nossas salas de infusão. Ele foi convidado para criar uma arte na parede com o tema Amor, principal valor do nosso cuidar. Além disto, treinamentos sobre o tema vem sendo realizados periodicamente com as equipes internas. Tudo para oferecer excelência na Experiência do nosso Paciente.
Você pode acompanhar nossas ações por meio do Instagram @saintgallen.saude
Texto: Deka Bueno
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.