Conteúdos de marca

Semana da Experiência do Paciente celebra e inspira boas práticas na área da saúde

Seus exames confirmaram nossa suspeita e será necessário um tratamento prolongado com uma série de aplicações de medicamentos especiais. As aplicações precisam ser realizadas em uma clínica especializada.

Afirmações como esta são recebidas diariamente por inúmeros pacientes nos consultórios médicos. Podem causar muita apreensão e até piorar as repercussões da doença. Agora imagine que você é este paciente e ao iniciar sua jornada em busca do tratamento liga para o local onde serão realizadas as aplicações é atendido de forma especial, com total atenção da secretária, que desde o primeiro contato busca lhe ouvir e entender de forma global as suas expectativas e necessidades. Em seguida, a equipe de enfermagem lhe explica quais serão as etapas a serem cumpridas, o motivo e a importância de cada uma delas. No dia combinado, você é recebido por uma equipe multidisciplinar: enfermeiro e nutricionista avaliam sua saúde e, junto com você e seu médico, determinam o início do tratamento. O local ainda sugere consulta com psicóloga e os profissionais orientam sobre a importância da saúde mental. O seu tratamento, que a cada infusão leva em torno de 4 horas, é realizado em uma sala privada, com banheiro exclusivo e todo conforto e privacidade que você tanto queria neste momento. Os enfermeiros e técnicos lhe falam sobre a medicação aplicada e os possíveis efeitos. No seu dia-a-dia, você já opta por uma alimentação livre de glúten e leite e fica tranquilo ao saber que as refeições na clínica são preparadas no local, priorizando alimentos de verdade, e livre de farinhas e lácteos. Durante toda sua jornada, você se sente acolhido, ouvido e respeitado. 

O texto acima é fictício mas poderia, tranquilamente, ser o relato de qualquer um de nossos pacientes. Esta é a realidade de atendimento da Saint Gallen, Ações e Terapias em Saúde e que nos fala muito sobre Experiência do Paciente, algo tão falado nos dias de hoje. A Experiência do Paciente está ligada a 1. Facilidade, de acesso para encontrar o médico, de conseguir uma consulta, de pagar pela consulta (opções de pagamento), 2. Eficácia, que diz respeito ao conhecimento e atendimento do profissional médico e equipe de saúde, o quanto eles “resolvem” as suas dores e dúvidas (desfecho clínico), e com 3. Emoção, sentida por você durante toda sua jornada – o quanto se sentiu acolhido, seguro e entendido pelo médico e equipe. Para além da segurança e qualidade assistencial, itens inegociáveis na área da saúde, a Experiência coloca o paciente no centro de todas as suas ações. Isso significa ouvir e respeitar as preferências, necessidades e os valores do indivíduo, assegurando que esses valores sejam o guia de todas as decisões clínicas

Na busca pela excelência, a Experiência do Paciente já é uma realidade em nossas clínicas – mas estamos sempre em constante evolução e buscamos por melhorias. Por isso, criamos o Comitê da Experiência do Paciente, que avalia e monitora ações que contribuem com a segurança e com o atendimento do paciente. Contamos ainda com Corpo Clínico de renome nacional e internacional, instalações que possibilitam o acesso seguro dos pacientes oncológicos e com doenças autoimunes e equipe multidisciplinar em constante treinamento e capacitação. Nosso propósito é acolher com amor, respeito e segurança, entendo que cada paciente representa um universo único e que merece 100% da atenção de nossos profissionais.

Ações para inspirar

Para inspirar as organizações e toda a comunidade, de 24 a 28 de abril é celebrada a Semana da Experiência do Paciente. Este é um evento anual que foi idealizado pelo Beryl Institute.  Com o intuito de celebrar a data e motivar boas práticas, a Saint Gallen promove ações ligadas a Experiência do Paciente. A partir do dia 24, será instituído o Prontuário Afetivo. Com a pergunta “Quais são os teus Sagrados”, iremos convidar os pacientes em tratamento a compartilhar com nossa equipe tudo aquilo que traz beleza e significado para suas vidas.

Também iremos iniciar o projeto Histórias do Bem – Biblioteca Compartilhada, onde pacientes poderão deixar e pegar livros, revistas e histórias que fazem bem. Já no dia 28, o artista Guto Hoppe irá colocar cor em uma de nossas salas de infusão. Ele foi convidado para criar uma arte na parede com o tema Amor, principal valor do nosso cuidar. Além disto, treinamentos sobre o tema vem sendo realizados periodicamente com as equipes internas. Tudo para oferecer excelência na Experiência do nosso Paciente.

Você pode acompanhar nossas ações por meio do Instagram @saintgallen.saude

Texto: Deka Bueno

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.