Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Semana da Enfermagem destaca o trabalho no contexto de crise

A 82ª Semana de Enfermagem começa nesta quarta-feira, 12, com o tema nacional “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, organizada pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). A programação vai de 12 a 20 de maio com ações online em razão da prioridade nacional para a agenda do enfrentamento da Covid-19.

Já no Rio Grande do Sul, o tema central das atividades será “Enfermagem: Uma voz para liderar – Uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”, com organização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).

Em Santa Cruz do Sul, atividades online serão realizadas em função da data. No Hospital Ana Nery os dias serão de atenção especial aos enfermeiros e técnicos de enfermagem com surpresas, homenagens e sorteios, além de lives. A primeira será nesta quarta-feira com Alexandre Cruxen: “As vitórias em equipe: um caso emblemático do esporte para a vida”. Já no dia 20, acontece a live “Saúde Mental da Mulher e a Covid-19: impactos, desafios e oportunidades”, com o médico psiquiatra Jerônimo Mendes.

Publicidade

LEIA MAIS: Como consultórios odontológicos se adequaram durante a pandemia

Já o Hospital Santa Cruz (HSC), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o curso de Enfermagem da Unisc promovem a 14ª Jornada de Enfermagem da Unisc e 15º Encontro de Enfermagem Unisc/HSC. Os eventos são alusivos à data, com o tema “Gestão do cuidado de Enfermagem para o enfrentamento da Covid-19: aprendizados e desafios”. As atividades ocorrem de forma online. A abertura e as primeiras palestras foram realizadas nesta quarta-feira. É possível assistir pelo canal da Unisc no YouTube.

A programação encerra no dia 24 deste mês, com a palestra “Formação do profissional enfermeiro: desafios e perspectivas atuais”, às 14 horas, com a enfermeira Dagmar Kaiser, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e integrante da Associação Brasileira de Enfermagem – Rio Grande do Sul (ABEn-RS). A mediadora será a enfermeira e professora da Unisc Leni Dias Weigelt.

Publicidade

LEIA MAIS: HSC e Unisc realizam palestras para profissionais de enfermagem

Importância da profissão

Diversas atividades online foram organizadas e programadas pelo CorenRS, com o objetivo de debater a necessidade de reconhecimento da categoria. Para a enfermeira e presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, sempre é tempo de celebrar a enfermagem, e não apenas em maio, quando 12 é o Dia das(os) Enfermeiras(os) e 20, o das(os) Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem.

“No entanto, queremos aproveitar o momento de visibilidade, aliado às datas que celebram a categoria. Não somos heroínas e heróis, somos feitas e feitos de carne e osso. A maioria de nós está exausto, trabalhando direta ou indiretamente no combate à pandemia do novo coronavírus”, salienta Rosana.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Profissionais de saúde relatam a situação na linha de frente

A dirigente enfatiza a que a enfermagem é uma das mais numerosas categorias do País, com mais de 2,4 milhões de profissionais em atividade no Brasil. “Agradecemos as homenagens e as palmas nas janelas, mas queremos e merecemos muito mais. Precisamos estar juntos e trazer a sociedade conosco para dar voz às nossas reivindicações”, ressalta. Entre as pautas, Rosangela menciona o Piso Salarial Nacional, que tem projeto de lei tramitando no Congresso Nacional.

Além dos cursos e palestras, o Coren-RS lançará uma revista online e um documentário retratando o dia a dia da enfermagem, o lado humano e a qualidade na assistência prestada, também com foco na busca de valorização e reconhecimento do trabalho desempenhado por profissionais em defesa da vida.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: A arte de cuidar em família

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.