Com o tema “Palavras que trans(formam): janelas para além do óbvio”, a Escola Estadual de Educação Fundamental Felippe Jacobs, de Santa Cruz do Sul, realiza sua 1ª Semana Cultural de 15 a 19 deste mês. “Nosso objetivo é construir um espaço plural e participativo, articulando educação e cultura em uma perspectiva crítica de transformação da realidade”, destaca um dos coordenadores da semana, Alan Freire.
O evento começa com uma fala mobilizadora sobre o tema, nos turnos da manhã e tarde, com o professor Alan e o mestrando em Letras da Unisc, Giulio Mello. Na sequência haverá oficina de poesia com Giulio e o graduando em Letras, Éderson Machado, e uma apresentação musical.
LEIA TAMBÉM: Escola Affonso Rabuske celebra 171 anos; conheça a história do educandário
Publicidade
Na terça-feira, o artista santa-cruzense Berma realiza uma oficina de rap e slam com alunos de manhã e à tarde, intitulada O rap e a juventude brasileira: possibilidades de contracultura. Ainda na terça-feira algumas turmas terão a palestra A neurociência e a leitura: o comportamento do cérebro enquanto lemos, com a graduanda em Letras da Unisc, Maria Dora Waechter Lima, e outras vão acompanhar a fala sobre A questão das Fake News, com um representante da Gazeta Grupo de Comunicações.
Na quarta-feira acontece a fala A importância da leitura na formação de uma escritora, a cargo do Grupo Arauto. Também ocorrem atividades com o quadrinista, jornalista e doutor em Letras (Unisc) José Arlei Cardoso para a oficina de quadrinhos.
Já a jornalista especializada em mídias digitais, Fernanda Szczecinski, vai promover a oficina InstaLab: ferramentas e potencialidades do Instagram na comunicação digital e a também jornalista e doutora em Comunicação Social, Veridiana Mello, ministra a oficina A educomunicação e a participação juvenil: fazendo o jornal da escola. O professor Nasário Bohnen fará uma abordagem sobre os 200 anos da imigração alemã.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Auxílio reconstrução: prorrogado prazo para cadastrar famílias gaúchas
A agenda de quinta inclui a oficina O mistério das coisas aleatórias: mobilização para o sensível com a professora da Unisc Ângela Fronckwiak e Giulio Mello. Também está prevista nos dois turnos uma roda de conversa com o estudante de Letras da Ufrgs e militante do Coletivo Afronte e do movimento negro, Wellington Porto.
Na sexta-feira, os estudantes irão assistir ao filme Divertidamente 2 e terão roda de conversa coordenada pelo professor Caco Baptista pela manhã e à tarde. No encerramento dos dois turnos ocorrem apresentações dos alunos com o que foi produzido nas oficinas de poesia e uma síntese do conteúdo desenvolvido durante a Semana Cultural pelos professores da escola.
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade