Os vereadores de Arroio do Tigre estiveram reunidos no final da tarde dessa segunda-feira, 2 de abril. Não havia nenhum projeto na ordem do dia. Apenas foi realizada a leitura das correspondências recebidas e alguns parlamentares usaram a tribuna para suas explicações pessoais.
A primeira a se manifestar foi a vereadora Madalena Pasa (MDB), que explanou sobre o funcionamento o plantão 24 horas no Hospital Santa Rosa de Lima por meio de convênio com a secretaria da Saúde de Arroio do Tigre, que vai funcionar das 17h às 7h do dia seguinte. O contrato entre o hospital e a prefeitura estabelece que a população tenha direito ao atendimento médico e um leito de observação por até 24 horas. O município vai custear o serviço até o limite de R$ 47 mil reais por mês. “Trata-se de um contrato somente para urgência e emergência. Que não deve ser confundido com Pronto Atendimento”, explica a vereadora.
Ela pediu a colaboração da população e deixou claro que o plantão não deve ser confundido com consulta médica. Uma enfermeira fará a triagem dos pacientes e quem não se enquadrar em urgência ou emergência, não será atendido. Madalena também explicou que há limites para o atendimento: serão 15 leitos de observação de até 12 horas, 25 leitos para até 24 horas e 10 suturas por mês. Primeiramente, a população deve procurar o atendimento dos ESFs, que funcionam até às 17h, de segunda a sexta-feira. Caso não seja possível resolver no local, o paciente será encaminhado para o plantão. Somente após este horário, as pessoas poderão procurar diretamente o hospital. Ela lembrou que é “apenas um começo e que se não for feito certo e com calma, destrói. Se não tiver a colaboração da população não adianta”, enfatizou.
Publicidade
O presidente Francisco Bernardy (PDT) comentou que esteve, juntamente com o prefeito Marciano Ravanello, em audiência na Secretaria de Obras do Estado, onde foram solicitadas máquinas para incluir na frota municipal para auxiliar na recuperação das estradas do interior do município. Também esteve em um evento, juntamente com o assessor jurídico, Carlos Henrique Mainardi, e o diretor executivo, Cristian Schneider. Em Porto Alegre, participaram de um Seminário Técnico para capacitação e treinamento, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).
Também usou a tribuna o vereador Leandro Timm (PP), que parabenizou os envolvidos na realização da 12ª Festicarp, que ocorreu na Praça Deputado Ivo Mainardi, na última semana. Conforme ele, foi recorde de público e de vendas. “Temos também que parabenizar os nossos piscicultores, as agricultoras, as artesãs e a Emater pelo belho trabalho. Foi uma festa muito bonita”, destacou.
A próxima reunião ordinária ficou marcada pra segunda-feira, 9, às 18h.
Publicidade