Categories: Pedro Garcia

Sem papel

Sem papel
Os vereadores que integram as cinco maiores bancadas da Câmara sentaram à mesa na manhã de terça-feira para selar o acordo do rodízio na presidência – o único que não participou foi Carlão Smidt (PSDB), que ainda estava na função de prefeito. Quando todos os pontos foram alinhados, alguém perguntou se seria o caso de formalizar o acordo por escrito. A maioria, porém, entendeu desnecessário. Como tudo foi divulgado à imprensa – inclusive a foto deles juntos –, não havia por que gastar papel.

Liberado
A reunião também teve um momento de descontração: Henrique Hermany (PP), que será líder do governo Helena na Câmara e foi o articulador do rodízio, ressaltou que o pacto não significa que os partidos estão comprometidos com a gestão. Em tom de brincadeira, dirigiu-se ao PTB, arquirrival histórico, e afirmou que os vereadores estão “liberados” para abrir as baterias contra o Palacinho na tribuna.

De fora
Embora o acordo tenha envolvido apenas as maiores bancadas, DEM, MDB, PDT e Novo se alinharam na eleição de sexta-feira. O único partido que se absteve foi o PT. Minutos antes da votação, a coluna perguntou ao vereador Alberto Heck se iria apoiar o rodízio e ele alegou não ter sido procurado para conversar. “Eu disse que apoiaria, mas depois fui solenemente ignorado”, disse. A falta do voto de Heck impediu que, pela primeira vez em décadas, um presidente fosse eleito por unanimidade entre os vereadores.

Publicidade

Fica a dica
A escolha do coronel Everton Oltramari para a Secretaria de Segurança de Santa Cruz passou pelo jornalista Cléber Benvegnú, ex-chefe da Casa Civil no governo Sartori. Logo após o primeiro turno, Benvegnú avisou pessoas ligadas a Helena Hermany que Oltramari estava de mudança para Santa Cruz – sua esposa é santacruzense – e seria um bom nome para ser incorporado à futura gestão. A aproximação começou em seguida.

Quase escapou
Influente no MDB gaúcho, Oltramari participou da transição de governo em Porto Alegre e era cotado para integrar a gestão de Sebastião Melo.

O pepino
Integrantes da equipe de Helena Hermany estão convencidos de que o imbróglio da tarifa de transporte urbano será o maior desafio da fase inicial da gestão. O tema é complexo: de um lado, o entendimento de que a tarifa não pode continuar subindo; de outro, o risco de um colapso devido à queda no volume de passageiros.

Publicidade

De pai para filho
Figuras emblemáticas da política santa-cruzense, Nilton Garibaldi, Sérgio Moraes e Edmar Hermany participaram da solenidade de posse dos eleitos na Câmara na sexta-feira. Os três têm muito em comum: foram vereadores, carregam diversos mandatos no currículo e estavam ali para assistir aos filhos tomarem posse.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.