Nesta quinta-feira, 16, Santa Cruz do Sul completa um mês e dez dias sem registros de mortes por Covid-19. A última ocorrência notificada pela Prefeitura foi no dia 6 de agosto, totalizando 298 óbitos desde o início da pandemia de coronavírus. No levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, porém, os números indicam 333 mortes – 35 a mais, diferença registrada nos balanços desde 2020.
Em razão disso, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, há algumas semanas, estão revisando os dados em um trabalho em conjunto com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Após rigorosa investigação, busca ativa e resgate das inconsistências, por meio da lista registrada no sistema de notificações de síndromes respiratórias agudas graves, foram incluídos:
LEIA MAIS: Santa Cruz pode ter 25 mortes por Covid-19 ainda não contabilizadas nos dados da Prefeitura
Publicidade
Diante das justificativas acima, o total de óbitos no município em decorrência da doença passa a ser de 332. Um registro ainda está sendo investigado pela Secretaria. Entretanto, a última morte na cidade continua sendo a do dia 6 de agosto.
Em nota divulgada pela Prefeitura, a atual gestão da Secretaria de Saúde reforça o comprometimento com a transparência e com um rigoroso controle e investigação das informações, razão pela qual opta sempre pela prudência ao divulgar os óbitos. Transparência esta que recebeu recentemente o reconhecimento do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul em relação à campanha de vacinação contra a Covid-19, sendo Santa Cruz do Sul um dos dez municípios no Estado que apresentou desempenho exemplar no assunto, atendendo em 100% a todos os critérios analisados pelo órgão de fiscalização.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.