A CBF divulgou nesta quinta-feira, 17, imagens dos novos uniformes da seleção brasileira. Depois de dois anos, a Nike, fornecedora de materiais esportivos, promoveu mudanças na camisa, shorts e meião da equipe, mas não realizou nenhuma grande revolução e manteve o estilo e as cores que caracterizam o País.
Uma festa para o lançamento oficial dos uniformes estava programada para esta quinta-feira pela manhã, mas na quarta a Nike informou que preferiu cancelar a cerimônia. Por isso, as primeiras imagens das novas camisas vieram através de um vídeo no Facebook da CBF, no qual o lateral Douglas Santos, o atacante Gabriel e o volante Thiago Maia, todos da seleção olímpica, as vestem e posam para fotos.
Chegou a ser especulado o lançamento de um shorts amarelo como novidade, mas ao menos nestas imagens iniciais, a peça não foi apresentada. A camisa amarela é lisa e tem pequenos detalhes verdes na gola e na lateral, enquanto o segundo uniforme, azul, obedece o padrão com detalhes brancos nos mesmos locais.
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A última vez que a seleção brasileira havia apresentado um novo uniforme foi no fim de 2013, quando a CBF mostrou a camisa que seria utilizada na Copa do Mundo. Desde então, a Nike vinha optando por não alterá-lo anualmente, contrariando o padrão da marca.
Confira os detalhes das peças, de acordo com o Nike
Uniforme principal
A nova versão do primeiro uniforme tem a tradicional cor amarelo Canarinho. No peito, a trama do tecido é construída de forma a criar uma estampa geométrica que aprimora o caimento e a ventilação. Na parte inferior dessas zonas, a malha em formatos menores enriquece o grafismo e garante ainda mais circulação de ar pelo corpo do jogador.
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Estampas na parte interna e externa da camisa representam o orgulho pela pátria. O escudo feito em material de alta densidade e fixado ao tecido com técnica heat-transfer, é rodeado pelas cinco estrelas. A palavra “Brasil” reaparece sob o escudo, e também está bordada na parte de atrás do pescoço. As palavras “Amor” e “Orgulho” enfeitam a parte interna das mangas, enquanto na parte interna do escudo, o inconfundível diamante da bandeira brasileira aparece centralizado com a inscrição: “Nascido para Jogar Futebol”.
Nas laterais, uma listra verde percorre o uniforme de alto a baixo, desde a camisa até o short azul. A listra se expande quando o jogador está em movimento, aumentando a ventilação e revelando ousados tons de amarelo. As meias brancas acentuam a velocidade e destacam à região mais dinâmica do corpo dos jogadores: as pernas.
Segundo uniforme
A nova versão do segundo uniforme exibe as mesmas inovações e detalhes de design que o uniforme principal, mas a cor predominante é o tradicional tom de azul da Seleção. Na parte superior das costas e das mangas, um azul mais claro (cujo pigmento mistura branco e azul) cria contraste com o resto do corpo. O segundo uniforme apresenta o clássico shorts branco, assim como uma opção em azul, no mesmo tom da camisa. As meias são azuis, com um efeito dégradé que faz referência à alta velocidade dos jogadores brasileiros.
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Inovação Areoswift
Com a tecnologia mais avançada até hoje, os uniformes Nike Aeroswift Vapor estão 10% mais leves e 50% mais flexíveis do que os últimos lançamentos. As peças utilizam um novo fio texturizado, de alta performance, que afasta o suor da pele 20% mais rápido em relação aos uniformes anteriores desenvolvidos pela Nike. Além disso, o tecido seca 25% mais rápido. Tanto a camisa quanto o short foram construídos usando um novo processo de costura que integra tramas simples e duplas, aumentando a ventilação, flexibilidade e aprimorando o caimento e ajuste das peças.
“Os uniformes da Seleção para 2016 representam um sistema de vestuário completamente novo, criado para garantir velocidade. Os novos uniformes Vapor foram desenvolvidos ao longo de dois anos de trabalho na tecnologia Nike Aeroswift, que contou com a colaboração dos atletas para garantir que as peças atendam às mais severas exigências do esporte. E agora, será um prazer ver os uniformes em ação, vestindo as melhores seleções do mundo”, afirmou o diretor Criativo da Nike Futebol, explica Martin Lotti.
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