Categories: Esportes

Seleção Gaúcha sub-17 se prepara em Santa Cruz do Sul para Brasileiro em Poços de Caldas

A quadra do Corinthians Sport Club foi o local escolhido para a preparação final da seleção gaúcha sub-17, que vai disputar o Brasileiro de Seleções da categoria em Poços de Caldas (MG). Com a participação de dez times, a competição se encerrará em 5 de outubro. Sob o comando do técnico Athos Calderaro, a equipe do Rio Grande do Sul é formada por dez atletas e, desde a última segunda-feira, intensifica os treinos em dois turnos em Santa Cruz do Sul. A delegação embarcará na manhã de domingo, 27, em Porto Alegre, e a estreia será no dia seguinte contra Minas Gerais.

A seleção gaúcha é composta por três atletas do Corinthians (Jaime Alberto Bender Júnior, Lucas Eduardo Kipper Lopes e Eduardo Maciel), quatro da Sogipa, um do Grêmio Náutico União, um do Ceat/Bira e um do Bauru (SP). “Esperamos chegar muito bem contra Minas Gerais, que já é um jogo-chave para nós. A gente sabe da nossa realidade, da realidade do basquete no Estado. Sabemos da rivalidade forte que têm São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Mas vamos tentar dar o máximo para colher algum fruto dentro de quadra”, frisou Calderaro.

De acordo com o treinador, a ênfase das atividades tem sido na parte defensiva. “Por sermos uma seleção com estatura média, temos forçado bastante uma defesa por pressão na quadra toda e também explorando os contra-ataques, com finalizações em velocidade para tentarmos surpreender as seleções “, observou. As dez equipes são divididas em duas chaves de cinco. As duas primeiras de cada se classificam para as semifinais. “As demais vão disputando do quinto ao décimo lugar, porque o Campeonato Brasileiro de Seleções tem primeira, segunda e terceira divisões, com ascenso e descenso. Estamos na primeira divisão. Primeiro tu tentas brigar para se classificar entre os quatro. Se tu não conseguires, tens que lutar para não cair para a segunda divisão”, explicou.

Publicidade

O ala Kevin Ferreira Bartels, 17 anos, da Sogipa, destaca o ritmo intenso das atividades para fazer bonito no Brasileiro. “Focamos na defesa e no ataque. A gente tem um bom ataque, um time bem versátil e sempre dando 100%, porque é assim que se ganha campeonato”, disse o atleta de 1,94 metro de altura, que em 2014 não participou por causa de uma lesão no joelho direito. Diante de adversários tradicionais, como Rio de Janeiro e São Paulo, Bartels ressalta a necessidade de superação. “É uma questão de raça. Se entrar fraco, vai levar uma tunda. Tem que entrar forte, aguerrido. Tem que estar com a cabeça boa e focado”, receitou. A seleção treina até amanhã pela manhã em Santa Cruz.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.