Categories: Política

Seis secretários do governo Telmo pretendem concorrer nestas eleições

A pouco mais de sete meses de uma das eleições mais emblemáticas da história de Santa Cruz do Sul, os possíveis candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito já trabalham nos bastidores as estratégias que irão utilizar em suas campanhas. O momento é de preparação e regularização da situação eleitoral daqueles que pretendem disputar os cargos públicos, sobretudo para os secretários municipais, que possuem prazo apertado para definirem a participação ou não no pleito de outubro.

Para entrar na disputa para prefeito e vice-prefeito, é preciso deixar as secretarias até quatro meses antes da eleição de outubro, ou seja, em junho. Já se o objetivo for uma cadeira de vereador, o pré-candidato precisa sair seis meses antes, em abril. Em Santa Cruz do Sul, dos 14 secretários, seis confirmaram o interesse em concorrer a vereador, enquanto cinco afirmaram estar indecisos.

Três secretários confirmaram ainda que não têm interesse em concorrer a algum cargo público no pleito deste ano. Em nota, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul afirmou que “a previsão é de que os secretários que desejarem concorrer deixem os cargos somente quando chegar o prazo”.

Publicidade

LEIA MAIS: A eleição vem aí: confira quais as principais datas do calendário

Confira a posição de cada secretário sobre a participação nas eleições de 2020:

Aretusa Scheibler

Publicidade

Respondendo pela pasta de Habitação desde março de 2019, Aretusa Molina Scheibler afirmou à reportagem que não tem interesse em concorrer a um cargo público nas eleições de 2020.

Delsio Mayer

Chefe de gabinete, secretário de Agricultura e uma das lideranças do Democratas — um dos partidos com maior presença no governo atualmente —, Delsio Mayer disse estar indeciso sobre uma possível candidatura no pleito de outubro.

Publicidade

Edemilson Severo

Secretário de Cultura desde que a pasta foi criada, em janeiro de 2019, Edemilson Severo afirmou estar indeciso sobre a sua candidatura em outubro. Filiado ao Democratas, disse que está inteiramente focado na atividade profissional. “Neste momento, nem sequer penso na possibilidade de concorrer”, ressaltou.

Eduardo Morales Wisniewski

Publicidade

Concursado como agente administrativo e designado pelo prefeito Telmo Kirst para assumir a Secretaria de Administração e Transparência, Eduardo Morales Wisniewski, que não possui filiação partidária, afirmou que não tem interesse em participar das eleições de outubro.

Gérson Vargas

Desde dezembro do ano passado como secretário de Obras e Infraestrutura, Gérson Vargas admite que tem interesse em concorrer, porém não confirma ainda a saída do cargo em decorrência da indefinição do PSD sobre a sua candidatura ou não: “Estou à disposição da legenda”, afirmou.

Publicidade

Guiomar Machado

Secretária de Políticas Públicas e Assistência Social desde março de 2019, Guiomar Machado confirmou que irá concorrer a vereadora pelo PSD.

Jaqueline Marques

Desde 2016 como secretária de Educação, Jaqueline Marques confirmou que irá deixar a pasta até o início de abril para concorrer a vereadora pelo PDT.

Jeferson Gerhardt

Acumulando as secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeferson Gerhardt confirmou que não tem interesse em concorrer nas eleições de 2020.

Leandro Kroth

Sem filiação política, o atual secretário de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, Leandro Kroth, disse estar indeciso sobre sua participação nas eleições de outubro. “Muita coisa pode acontecer e não posso tomar uma posição definitiva agora”, ressaltou.

Licério Agnes

Atual vereador licenciado para ser secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Licério Agnes confirmou à reportagem que irá concorrer a vereador pelo PSD. “Até o final de março vou sair da secretaria e voltar à Câmara para depois me lançar como candidato.”

Luiz Fernando Iser

Presidente do Solidariedade, Luiz Fernando Iser assumiu a Secretaria de Comunicação no último dia 28 de janeiro. À reportagem, afirmou estar indeciso sobre a participação nas eleições de outubro.

LEIA MAIS: Luiz Fernando Iser assume a Secretaria de Comunicação

Nasário Bohnen

Atualmente secretário de Fazenda, Nasário Bohnen disse que tem interesse em concorrer a vereador pelo Democratas, e que irá confirmar a participação no pleito em discussão com outras lideranças do partido.

Raul Fritsch

À reportagem, o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, afirmou que será candidato a vereador pelo Republicanos.

Régis de Oliveira Júnior

Principal nome cotado pelo PSD, partido do prefeito Telmo Kirst, para ser candidato a prefeito nas eleições de outubro – tendo sido citado como possível pré-candidato pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab –, Régis de Oliveira Júnior afirmou estar indeciso e disse que vai esperar a data-limite para definir se vai ou não participar do pleito. “Por enquanto estou me dedicando exclusivamente à Secretaria de Saúde”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM:
Como o santa-cruzense avalia o governo Telmo Kirst
Em ano de eleições, veja o que pretendem os vereadores de Santa Cruz

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.