Categories: Regional

Seis municípios da região ainda não atingiram índice mínimo na Consulta Popular

Os últimos dias de votação serão decisivos para aumentar o índice de participação dos moradores do Vale do Rio Pardo no processo da Consulta Popular. A votação se encerra na próxima terça-feira, 3. Em cinco dias, 6.583 eleitores participaram do processo no Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP).

Entretanto, dos 23 municípios que integram o Corede da região, seis ainda não atingiram o índice mínimo de eleitores (2%) para serem contemplados com os projetos deste ano: Encruzilhada do Sul (0,99%), General Câmara (1,53%), Passo do Sobrado (1,12%), Rio Pardo (0,66%), Santa Cruz do Sul (0,88%) e Venâncio Aires (0,73%).

Segundo o presidente do Corede VRP, Heitor Álvaro Petry, os próximos dias serão de mobilização para que se alcancem os índices nos municípios. “É preciso uma união de esforços para que a comunidade participe e se consiga os votos necessários. Em alguns casos tivemos uma boa participação, embora no cômputo geral a votação ainda seja baixa”, observou Petry.

Publicidade

LEIA MAIS: Votação da Consulta Popular começa nesta segunda: veja como participar

A cédula de votação do Corede Vale do Rio Pardo deste ano tem três projetos, todos beneficiando o desenvolvimento rural. Conforme definição da Assembleia Regional Ampliada, destes projetos, serão eleitos os dois mais votados.

O projeto que tiver a maior votação terá a execução em 2021 e o segundo mais votado, com execução condicionada à receita do Estado, possivelmente em 2022. O valor disponível (execução 2021) será de R$ 371.428,57.

A votação ocorre de forma totalmente digital pelo site da Consulta Popular ou por SMS (mensagem de texto) para o número 29634 com a mensagem: RSVOTO #título de eleitor #nº do projeto. Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, podendo escolher apenas um dos projetos constantes na cédula. Cada eleitor tem direito somente a votar em um projeto e para a votação é necessário o número do título de eleitor.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Treze municípios da região já atingiram o mínimo de votos para acessar recursos

Os projetos em votação

1. Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar;
2. Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar;
3. Fomento a agroecologia e a produção orgânica.

Publicidade

LEIA MAIS: Veja quantos votos cada município precisa para receber recursos da Consulta Popular

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.