Na busca pela integridade mental e física, é fundamental readaptar o corpo a uma rotina saudável e se concentrar, totalmente, na conquista de novos hábitos, focando sempre no bem-estar. Cuidar da saúde é uma atitude que deve ser tomada diariamente para evitar doenças e, claro, para manter uma vida mais equilibrada. No entanto, muitas vezes, devido à rotina cada vez mais agitada, as pessoas acabam se esquecendo dos cuidados que deveriam ter. Por isso, talvez seja o momento de mudar algumas atitudes e alguns costumes diários e aplicar estas seis dicas no dia a dia para ter uma vida mais saudável.
Pode não ser uma novidade, mas é importante reforçar: a água é indispensável para o funcionamento dos nossos órgãos, além de ajudar na hidratação do corpo. O ideal é que o consumo de água seja de, no mínimo, dois litros por dia. Uma dica valiosa para que você possa alcançar essa meta é ter uma garrafa de água sempre com você, seja no carro, dentro da bolsa ou na mesa do trabalho, pois isso vai fazer com que o consumo se torne inconsciente.
LEIA TAMBÉM: Cuidados com a saúde do homem ainda são tabus; confira dicas para mudar esse cenário
Publicidade
É muito prazeroso chegar em casa depois de um longo dia de trabalho ou de estudos e dormir muito bem, não é verdade? Contudo, é importante lembrar de que o sono não assume somente essa função revitalizante; pelo contrário, ele tem vários papéis fundamentais para o organismo.
Acordar muito durante a noite – por causa da insônia ou de apneia do sono – ou dormir menos que o indicado (de seis a oito horas) acaba prejudicando o bom funcionamento do corpo. Por isso, é importante tomar algumas medidas, como:
LEIA TAMBÉM: Como a quiropraxia pode auxiliar no tratamento de problemas da coluna
Publicidade
Depois de adotar essas práticas, caso continue com dificuldades para ter um bom sono, é importante buscar ajuda com um especialista.
Se ainda não faz, insira esse hábito na rotina. As vantagens do exercício físico são inúmeras e vão muito além da estética, pois auxiliam na prevenção de doenças, aumentam o ganho de massa muscular, liberam endorfinas – que reduzem a ansiedade e o estresse, e melhoram o humor – e contribuem para uma melhor noite de sono.
LEIA TAMBÉM: Outono: confira dicas para aproveitar a estação com mais saúde
Publicidade
O ideal é praticar, no mínimo, 30 minutos de exercício por dia para torná-lo um hábito e manter os benefícios. Ações simples, como trocar o automóvel pela bicicleta, reduzem custos, ajudam a melhorar o meio ambiente, proporcionam bem-estar e ainda melhoram a saúde.
É preciso cuidar da alimentação todos os dias, tentando se alimentar bem em todas as refeições. Se isso vira rotina, e não uma meta absoluta, passa a ser mais fácil e muito mais simples de cumprir. Uma dica muito boa é incluir hortaliças e vegetais na alimentação, uma vez que o corpo necessita de nutrientes e de vitaminas específicas para funcionar adequadamente. Então, insira uma porção de vegetais no almoço ou no jantar. As vagens, os brócolis, a batata, a cenoura e o espinafre são alguns dos alimentos que fazem parte desse grupo e que são bem fáceis de cozinhar. Sem contar que são alimentos que têm uma grande vantagem: saciam rapidamente.
LEIA TAMBÉM: Pessoas com asma devem redobrar cuidados no outono e no inverno
Publicidade
Opte sempre pelos alimentos cozidos no forno, na grelha ou no vapor. Além disso, escolha alimentos mais saudáveis quando for comer algo que seja doce, como as frutas, o iogurte ou o chocolate amargo.
Se possível, escolha os alimentos integrais – aqueles que mantiveram todos os componentes, já que não passam por processo de refinação. Assim, eles têm mais nutrientes e dão mais saciedade.
Por fim, lembre-se de que cuidar da alimentação também significa não pular nenhuma refeição e comer sempre em quantidades corretas. Tome o café da manhã, almoce, jante e, se possível, procure fazer dois lanches saudáveis durante o dia.
LEIA MAIS: Dia Mundial da Saúde: conscientizar sobre a importância do bem-estar para todos
Publicidade
O ponto-chave que vai ajudar você a cuidar bem da saúde é fazer um acompanhamento médico. Lembre-se de que a maior parte das doenças crônicas é assintomática; por isso, é fundamental realizar exames periodicamente. Essa prática, com certeza, vai contribuir para um diagnóstico bem específico sobre o funcionamento do corpo. O ideal é fazer, pelo menos, um check-up por ano. É claro que, para os portadores de doenças, é preciso reduzir essa periodicidade de acordo com a orientação do médico.
De acordo com a pesquisa do International Diabetes Federation (IDF), o Brasil é o quarto país com a maior quantidade de pessoas com diabetes do mundo. Além disso, o número de diabéticos só aumenta no país e, como se sabe, uma das principais causas de diabetes e de obesidade em nível mundial é o consumo excessivo de açúcar. Não é necessário retirar o açúcar completamente da dieta, mas reduzir as quantidades.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.