O Parque da Gruta, em Santa Cruz do Sul, começou a ganhar nova cara nessa segunda-feira, 18, quando foram iniciadas as obras de revitalização. Anunciadas pela Prefeitura em fevereiro, as melhorias estavam previstas para começar em março. No entanto, em razão de outras obras mais urgentes, tiveram que ser adiadas. Nessa segunda-feira, o local esteve fechado para o público por causa da movimentação de máquinas e caminhões.
O parque foi aberto nesta terça-feira, 19, mas os trabalhos devem seguir nos próximos dias e não há previsão para que sejam concluídos. As melhorias ocorrem nos principais pontos de visitação, como a área de churrasqueiras, os brinquedos e os espaços onde ficam animais. Confira:
Publicidade
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, César Cechinato, três churrasqueiras que estavam próximas às taquareiras, foram retiradas para evitar que a população continue alimentando os animais. No entanto, uma estrutura coletiva será construída em um novo local. Em entrevista à Rádio Gazeta, o secretário afirmou que todas as mudanças seguem recomendações de uma bióloga da Prefeitura.
Publicidade
Outra alteração é que os brinquedos serão recuados em direção à roda d’água, ficando mais afastados da parte das churrasqueiras. Assim, também haverá mais espaço para quem costuma fazer o tradicional churrasco na área.
Conforme Cechinato, o abrigo dos pavões será demolido e os animais realocados para um espaço maior, onde ficam os gansos – logo na chegada ao parque.
Publicidade
Os gansos serão transferidos para o segundo lago, que fica perto da roda d’água – ali o cercamento recebeu melhorias.
O secretário ainda afirma que serão criadas novas vagas para estacionamento de veículos e o parque passará a contar com espaço para bicicletas.
Publicidade
As melhorias buscam proporcionar mais segurança e conforto aos frequentadores do parque, segundo o secretário César Cechinato. Por isso, o passeio – que é de madeira e fica no entorno do primeiro lago – está sendo substituído. As escadarias também passam por restauração, inclusive a que dá acesso à gruta. “Qualquer escadaria ou outro local que necessite de reparo ou substituição do madeirame vai receber a melhoria”, afirma o secretário.
Publicidade
This website uses cookies.