O município de Santa Cruz do Sul tem investido no sistema de cercamento e videomonitoramento eletrônico para o reforço na segurança pública municipal. A implementação de tais equipamentos em escolas municipais fazem parte disso. Nas 47 instituições, entre Emeis e Emefs, 94 câmeras já foram instaladas – 47 de reconhecimento facial, dentro dos prédios, e outras 47 no lado de fora dos educandários, acompanhando a movimentação do entorno.
Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Valmir José dos Reis, afirmou que o município tem investido pesado em tecnologia para garantir o suporte adequado à população nesta área. “Nosso objetivo é multiplicar o que temos de recurso material e humano na área de segurança municipal, integrado com os demais órgãos”.
LEIA TAMBÉM: Quase 70% das escolas municipais de Santa Cruz já contam com câmeras de videomonitoramento
Publicidade
Por ocasião das rematrículas nas escolas foi realizado um banco de dados com imagens de alunos, professores, diretores e pessoas que circulam dentro das instituições. A medida possibilita o controle da entrada e saída de pessoas não identificadas dentro das instituições. “Caso entre alguém fora do público escolar dentro das escolas vamos saber através do Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC), que é um dos mais modernos da região Sul do Brasil e que a prefeitura colocou em funcionamento”.
As câmeras estão instaladas na entrada de todos os educandários municipais e registram o rosto de cada indivíduo que passa por elas. Juntamente com a imagem, o sistema também descreve características físicas (barba, por exemplo), estado emocional (se a pessoa está brava ou com medo) e, também, se usa acessórios, como óculos. Ao captar um rosto que não está cadastrado naquela comunidade escolar, o sistema alerta os agentes do CEICC, que passam a adotar as medidas necessárias.
LEIA TAMBÉM: “Vou fazer valer a pena todos os momentos”, diz pai de uma das crianças mortas em ataque
Publicidade
Além do investimento em tecnologia, o secretário lembrou das ações da Ronda Escolar. Realizada pela Guarda Municipal, a iniciativa mantém veículos em circulação no entorno das instituições de ensino durante o período de aula, e que são acionados quando as câmeras de videomonitoramento identificam qualquer anormalidade.
Conforme Reis, é natural que a população se inquiete diante dos episódios de violência em escolas de São Paulo e Santa Catarina. “Santa Cruz está investindo pesado em tecnologia e servidores. Estamos desenvolvendo um trabalho de ponta, tecnológico”, afirmou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!