O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, acompanhado de secretários, concedeu uma entrevista coletiva no Palacinho, no fim da manhã desta terça-feira, 24, véspera de Natal. O assunto foi o Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU). O tributo é tema de polêmica na cidade por ter sido reajustado neste ano, a partir de uma reavaliação dos imóveis que levou a aumentos significativos em muitos carnês. O Ministério Público pediu a suspensão do reajuste através de liminar, mas a solicitação só deve ser analisada em janeiro, após o recesso do Poder Judiciário.
LEIA MAIS: TJ nega recurso do Ministério Público contra aumento do IPTU
Apesar dos questionamentos, a administração municipal informou, na coletiva desta terça, que até o início desta semana mais de 7 mil contribuintes já tinham quitado à vista, o IPTU. Outros 2 mil pagaram a primeira parcela. Com isso, a arrecadação até esta segunda foi de cerca de R$ 5,2 milhões. A Prefeitura divulgou ainda que, dos mais de 70 mil cadastros de imóveis tributados, 13.112 (18%) tiveram redução no valor, após a reavaliação realizada neste ano.
Publicidade
“Em 13 mil carnês teve diminuição, então não houve só aumento. Como há décadas estávamos defasados, é óbvio que a grande maioria teve esse incremento no valor, mas para ver como isso foi justo, nós temos uma boa parcela aí que baixou”, destacou o secretário de Planejamento de Santa Cruz, Jeferson Gerhardt.
Outro dado trazido na coletiva foi que, até sexta-feira, 20, foram protocolados 816 pedidos de revisão do valor do IPTU, junto à Secretaria da Fazenda. “A gente teve 73 mil guias de IPTU distribuídas na cidade. Dessas, apenas 1% entrou com pedido de revisão. Mais ou menos 800 revisões”, afirmou Gerhardt.
LEIA MAIS: Prefeitura prevê 4 mil pedidos de revisão do IPTU
Publicidade
O secretário, assim como o prefeito, ressaltou a importância do IPTU para as contas da cidade. “O IPTU é o imposto mais justo e mais importante do município. Toda a arrecadação do IPTU fica no município”.
This website uses cookies.