Categories: Cultura e Lazer

Segundo livro da poeta Rupi Kaur chega ao Brasil em fevereiro

Umas das autoras mais vendidas no mundo na atualidade, a jovem poeta indiana (naturalizada canadense) Rupi Kaur tem surpreendido pela escolha de seus temas. Suas poesias falam de traumas, mas também de dores e amores. No livro ‘Outros jeitos de usar a boca’ (Editora Planeta, 208 páginas), ela mostra um pouco de sua arte pela forma não convencional como escreve seus textos – usando apenas letras minúsculas – acompanhados de ilustrações minimalistas. A artista plástica e performer tem uma maneira muito delicada de tratar de assuntos extremamente pesados.

O livro, que vendeu mais de um milhão de cópias, é dividido em quatro partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura. Seus poemas tratam muito de temas feministas e do seu isolamento social por se sentir uma estrangeira no país onde nasceu. 

Publicidade

Rupi exalta em seu trabalho o seu pertencimento a duas minorias, como mulher e imigrante. Em tempos da xenofobia da era Trump e denúncias de abuso sexual abalando os poderosos da indústria do entretenimento, sua mensagem é mais importante do que nunca. Em poucas palavras, com frases simples e diretas, Kaur consegue expor um universo de temas com o qual qualquer leitor pode se identificar.

Seu próximo livro, ‘O que o sol faz com as flores’ (Editora Planeta, 256 páginas), traz poemas inéditos sobre crescimento e cura, ancestralidade, expatriação e amadurecimento. O volume é dividido em cinco partes, que percorrem a mesma jornada das plantas: murchar, cair, enraizar, crescer e florescer. O lançamento ocorrerá no dia 26 de fevereiro, mas o livro já está em pré-venda nas principais livrarias online. E Outros jeitos de usar a boca você pode encomendar ali, na Iluminura (Borges de Medeiros com Marechal Floriano).

Publicidade

Original

Rupi Kaur nasceu em Panjabe, Índia, e emigrou com seus pais para Toronto, Canadá, quando tinha 4 anos. Quando criança, foi inspirada por sua mãe a desenhar e pintar. Ela costumava escrever poemas para os seus amigos nos seus aniversários e mensagens para pessoas por quem se interessava. Kaur estudou retórica e escrita profissional na Universidade de Waterloo, em Ontário. Atualmente reside em Brampton, Ontario, com seus pais e quatro irmãos.

Publicidade

Ela conta que a inspiração vem das histórias e experiências de outras pessoas e admira escritoras como Anaïs Nin, Virginia Woolf e Warsan Shire. Depois de um tempo escrevendo de forma anônima, em 2013 ela começou a compartilhar o seu trabalho com o seu próprio nome no Tumblr. Kaur levou a sua escrita ao Instagram em 2014 e começou a adicionar ilustrações simples. Decidiu escrever assim, só com letras minúsculas, para honrar a sua cultura, porque na escrita  gurmukhi, só há um tipo de letra e somente pontos finais são usados. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.