Oktoberfest

Segundo desfile temático da Oktoberfest promete agitar a Marechal Floriano neste domingo

A partir das 10h30 deste domingo, 15, Santa Cruz do Sul vai viver a magia do segundo desfile temático da 38ª Oktoberfest. E a promessa, assim como na semana passada, é de encantar e envolver os milhares de moradores e visitantes que forem assistir ao espetáculo ao longo das quadras da Rua Marechal Floriano até o Parque da Oktoberfest, ponto de encerramento da atração.

Conforme o coordenador dos Desfiles, Wanderlei Machado, a principal rua da cidade será o cenário para mais um desfile grandioso, uma oportunidade para vivenciar a cultura, a tradição e a alegria oriundas do povo germânico. “Este ano, a organização está indo além no objetivo de proporcionar um espetáculo memorável, com nove carros alegóricos e mais de 40 alas, totalizando aproximadamente 5 mil figurantes que trarão à vida a herança alemã com trajes típicos e coreografias incríveis”, destacou.

» Clique aqui e participe de um grupo exclusivo sobre a Oktoberfest 🇩🇪  

Publicidade

Os nove carros alegóricos são verdadeiras obras de arte sobre rodas, repletos de detalhes que retratam a rica história alemã. Cada um deles representa uma particularidade da cultura germânica e da Oktoberfest, desde a história dos colonos alemães até a celebração da gastronomia, da música e da dança. As alegorias foram construídas a partir da temática inspirada nos verbos habitar, cultivar, dançar, conviver, crer, prosperar, saborear, progredir e degustar.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: cinco coreografias que você precisa saber para curtir o Pavilhão Central na Oktoberfest

A expectativa é que mais de 40 mil pessoas, entre moradores da cidade, turistas e amantes da cultura alemã, compareçam à Rua Marechal Floriano neste domingo. O Desfile Temático integra a Mostra Cultural da 38ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura.

Publicidade

Trânsito

Durante os desfiles temáticos da 38ª Oktoberfest, o trânsito na rua Tenente Coronel Brito fica interrompido por alguns momentos, de forma contínua, permitindo que as alegorias ingressem no parque. Para facilitar o ingresso dos turistas aos locais de estacionamento, serão abertos acessos alternativos, exclusivamente nesses dias (15 e 22/10), no turno da manhã, nos seguintes pontos: Rotatória 2001 (Avenida Independência); Rua Venâncio Aires com Borges de Medeiros (próximo ao Senac); Rua Tiradentes com Avenida Independência (próximo a Samaq); e Rua Félix Hoppe com Independência (próximo a Apae).

Veja abaixo a ordem dos carros:

  • Comissão de frente (Nove Chamadas) – Nove bailarinos trarão os verbos de cada carro que passará na Marechal Floriano
  • Carro Abre Alas – Família Fritz (Nossa História – Verbo Habitar) – Faz alusão ao pórtico do Parque da Oktoberfest, com os bonecos símbolos da festa e representa o castelo da Família Fritz, remetendo ao desejo dos imigrantes germânicos de ter a primeira casa.
  • Carro Soberanas – Verbo Cultivar – Retratou o despertar como exemplo do desabrochar das flores em sua estação de primavera, construindo um novo ciclo e novos caminhos. Em seguida, as soberanas das edições anteriores dão sua contribuição para alegrar, embelezar, colorir e emocionar a Festa da Alegria ao lado dos seus filhos.
  • Carro – Dançar nos faz feliz – Verbo Dançar – As danças tradicionais germânicas, os kerbs, as quermesses das comunidades e sociedades serão representadas no carro 3, combinando com o romantismo que a dança proporciona e a celebração de mais uma Oktoberfest.
  • Carro – Verbo Conviver – Retrata a miscigenação entre os primeiros imigrantes germânicos e muitas outras etnias que se associaram depois e contribuíram com trabalho e convívio na colonização alemã em terras conquistadas.
  • Carro – Verbo Crer – Mostra as crenças nas diversas etnias e seus simbolismos, originando sempre o mesmo objetivo: a fé. A Catedral de São João Batista, maior edificação em estilo neogótico da América Latina, é destaque nesta alegoria.
  • Carro – Verbo Prosperar – Mostra a organização dos imigrantes que aqui chegaram, caracterizando-se pela ocupação de pequenos lotes de terras, compatíveis para a produção da subsistência e para a comercialização.
  • Carro – Verbo Saborear – Representa a culinária germânica, passada de geração a geração, sendo um dos mais marcantes traços herdados: a produção das tradicionais e saborosas cucas alemãs, sempre presente nas festas, encontros e reuniões familiares. Durante o desfile, as delícias serão distribuídas em pedaços ao público..
  • Carro – Verbo Progredir – Representa o trem como veículo de transporte que desencadeou o progresso desde 1905, ligando os longínquos povoados.
  • Carro do chope – Bierwagen – Verbo Degustar – Apresenta os imigrantes germânicos como um povo muito dedicado ao trabalho, mas que cuidava da sua vida social e cultural, nos encontros de sociedades, nas atividades sociais, comunitárias e nos diversos eventos esportivos, celebrando com bandinhas e dança, sempre acompanhados de um bom chope.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A OKTOBERFEST

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.