Os cachorros tomaram as ruas centrais de Santa Cruz do Sul na manhã desse domingo, 21. Ao todo, 97 tutores levaram seus bichinhos para a 1ª Cãominhada, realizada pela Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz e Sesc Santa Cruz do Sul. A concentração ocorreu na Praça Getúlio Vargas. Enquanto os tutores se apresentavam na tenda de inscrição, os animais puderam interagir antes da parada.
O bulldog inglês Conan, 3 anos, aproveitou o momento para rolar na grama antes de o evento começar. Sua guardiã, a empresária Gabriela Costa Wagner, 30 anos, decidiu levá-lo ao passeio para ajudá-lo a socializar com outros cães. “Ele não é agressivo, mas tem dificuldade de se aproximar com outros cachorros. Então, eventos como esse agregam muito”, contou. O momento rendeu uma série de fotos que foram publicadas em seu perfil no Instagram, (@babyconan_), com mais de 2 mil seguidores.
LEIA MAIS: FOTOS: 1ª Cãominhada reúne pets e tutores no Centro de Santa Cruz
Publicidade
Da Praça Getúlio Vargas, seguiram pela Rua Ramiro Barcelos e adentraram o Túnel Verde. A Rua Marechal Floriano virou a passarela dos cães, que desfilavam por cerca de 600 metros. A caminhada seguiu até a Praça da Bandeira para receber a medalha de participação e tirar fotos no pódio.
Os participantes também estavam concorrendo a brindes da Wazlawik Pet, Agro e Garden, patrocinadora do evento, que completou 35 anos em 2024. Para celebrar o aniversário, o estabelecimento levou o mascote Ludovico e a personagem Cruella, dos 101 Dálmatas, com um fusca vermelho, para o público interagir e tirar fotos.
LEIA TAMBÉM: Especialista dá dicas para os participantes da Cãominhada; veja
Publicidade
Segundo a sócio-proprietária, Xarlini Durante Wazlawik, a Cãominhada proporcionou um momento de lazer diferenciado para os pets e seus tutores. “E muitas pessoas fizeram amizades durante o percurso”, observou.
Estar perto de entusiastas por cães foi um dos motivos para a doméstica Maria Cristina da Costa, 43, e sua cachorra Bel, da raça basset hound, participarem. “Foi uma oportunidade para podermos ter essa interação. É uma maneira da Bel conviver com outros cães”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Cãominhada atraiu atenção para o Abril Laranja
Publicidade
Em meio às rodas de conversas que iam se formando na praça, o técnico em esporte e lazer do Sesc, Michel Rosa da Costa, celebrava a quantidade de animais reunidos. “Foi um número expressivo, esperamos participar do próximo”, afirmou.
O gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, destacou que o projeto-piloto é alusivo ao Abril Laranja, dedicado à conscientização contra os maus-tratos animais. E diante do número de participantes da primeira edição, acredita que em breve a Cãominhada estará de volta às ruas de Santa Cruz. “A tendência é fazer mais um, quem sabe na primavera”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Animais: carinho, cuidado e proteção não podem faltar
Publicidade
Entre os cachorros presentes na Cãominhada estava a vira-lata Ratinha, de 7 anos, que levava em suas costas uma pequena bolsa prateada. Ela estava acompanhada dos tutores Luís da Rosa Gomes, de 78, e Rosane Silva da Silveira, 62. Separados, eles compartilham a guarda da cachorrinha, resgatada de maus-tratos quando era filhote.
Oficial do Cartório de Registros Públicos de Candelária, Gomes disse que Ratinha virou uma mascote do espaço. “Ela nos entretém durante o expediente. Tem uma caminha lá e recepciona o público”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Recreio 99,7 oferece música e bons momentos na Praça da Bandeira
Publicidade
Em outras semanas, ela vem a Santa Cruz do Sul, para ficar com Rosane e ir para a creche de cães. “Ela sempre foi muito medrosa, por ter sido vítima de maus-tratos. E a creche é uma oportunidade dela se entrosar com outros cães”, comentou a professora aposentada.
Para os tutores, a Cãominhada foi bem-vinda para que se entrosassem com outras pessoas e proporcionassem um momento de lazer para Ratinha. “Esperamos que se torne um evento recorrente”, ressaltou Gomes.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.